Fortaleza faz jogo atrasado com o Bahia precisando recomeçar

No primeiro jogo após saída de Rogério Ceni para o Flamengo, o Tricolor de Aço enfrenta o Bahia em Salvador em jogo atrasado da 18ª rodada da Série A, com Marconne Montenegro no comando para um recomeço de caminhada

Legenda: O Fortaleza vem de derrota de virada fora para o Athletico/PR e precisa se reabilitar na Série A
Foto: Dudu Oliveira/Fortaleza

É inegável que Rogério Ceni fez história no Fortaleza em praticamente 3 anos dirigindo o clube e não tê-lo mais no comando é algo difícil de lidar, com os mais complicados dos sentimentos da torcida tricolor após a ida dele para o Flamengo na última terça-feira.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

Por mais que o contrato de Ceni com o Fortaleza terminasse em fevereiro de 2021 e a saída dele fosse quase certa ao fim do vínculo, com tantos clubes gigantes na mira para o ano que vem, entre eles o São Paulo, a interrupção três meses antes não estava nos planos dos tricolores e um trauma inicial é mais do que natural e entendido.

Mas a partida do Tricolor de Aço atrasada pela 18ª rodada da Série A do Brasileiro, às 18h45 na Fonte Nova, em Salvador contra o Bahia, precisa ser encarada como um recomeço no clube, pois a caminhada tricolor na elite precisa continuar, afinal, são 20 jogos ainda a disputar e objetivos a conquistar, como a permanência na elite e quem sabe, uma vaga em uma competição sul-americana.

Quem comanda o Tricolor hoje é Marconne Montenegro, que estava no comando do time de Aspirantes, o Sub-23.

A situação não é inédita, já que na saída de Ceni para o Cruzeiro em 2019, ele comandou o time na vitória por 2 a 0 contra o CSA em Maceió no dia 12 de agosto pela 14ª rodada daquela Série A.

Portanto, Montenegro já conhece o caminho das vitórias e pode contribuir para que a transição para o novo treinador, ainda indefinido, seja a melhor possível para a sequência da Série A.

Para os jogadores, que claramente sentiram a saída de Rogério Ceni, é se manterem motivados, apesar de muitos deles terem muito a agradecer ao ex-treinador, como o atacante Bergson, que chegou recentemente a pedido dele.

"Só posso agradecer a ele (Rogério Ceni) e ao presidente que confiaram em mim e me deram a possibilidade de demonstrar meu valor e o profissional que eu sou, minha capacidade de ajudar os companheiros em campo e agradeço muito a eles. Independentemente de performance e resultado, sei que tenho muito o que evoluir e espero seguir evoluindo dentro do coletivo todo", destacou o jogador, que marcou um gol diante do Athletico/PR, na derrota por 2 a 1 na Arena da Baixada e teve uma boa atuação.

Já pensando no Bahia, o atacante, que deve ser titular, espera um jogo difícil. "Projeto mais um jogo difícil, mais um adversário que tem sua força e qualidade, mas que temos que pontuar, precisamos competir e somar pontos. É isso que vamos procurar fazer, independentemente do adversário que a gente encontrar. Já mostramos que podemos jogar de igual para igual com qualquer equipe e vamos procurar fazer isso", destacou.

Tabela

Fortaleza e Bahia estão na zona intermediária da classificação e separadas por apenas dois pontos. O time cearense aparece à frente, em 11º lugar, com 24 pontos, mas vem de duas derrotas na competição, contra Fluminense e Atlético/PR. Já os baianos ocupam a 14ª posição, com 22 pontos, e chegam embalados pela vitória em casa sobre o Botafogo.

Mas por se tratar de um jogo isolado, atrasado pela 18ª rodada, é a chance de o Tricolor de Aço saltar na tabela. Se vencer, o Leão ganhará duas posições, ultrapassando Corinthians e Sport, chegando ao 9º lugar, a quatro pontos do G-6.

No time titular, a tendência é que ocorra apenas uma mudança: Roger Carvalho, suspenso contra o Athletico-PR, volta à zaga no lugar do defensor Jackson.

Para o confronto, o técnico do Bahia, Mano Menezes, terá dois desfalques no meio-campo: os volantes Elias e Gregore, ambos suspensos. Edson e Ronaldo, respectivamente, são os prováveis substitutos.

O treinador do Bahia acredita em jogo difícil no clássico nordestino. "Tenho certeza de que a equipe vai ter um jogo difícil. Temos, de novo, a oportunidade de subir na tabela, então vamos tentar fazer a execução correta, aquilo que os jogadores sabem que podem fazer dentro de campo", disse Mano.

A partida estava originalmente marcada para ocorrer em 24 de outubro, mas foi remarcada pela CBF a fim de adequar o confronto entre São Paulo e Fortaleza, realizado no dia 25 do mês passado e que resultou na eliminação do Leão da Copa do Brasil.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 18ª rodada
Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
11 de novembro - 18h45 

Bahia
Douglas, Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho, Juninho Capixaba, Ronaldo, Edson, Daniel, Élber, Fessin,
Gilberto. Técnico: Mano Menezes

Fortaleza
Felipe Alves, Gabriel Dias, Roger Carvalho, Paulão, Bruno Melo, Juninho, Felipe, Romarinho, Osvaldo, David,
Bergson. Técnico: Marconne Montenegro

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ); Transmissão: Premiere, Rádio Verdes Mares e Tempo Real do Diário do Nordeste e ge.globo/ce