Fortaleza enfrenta o Grêmio em busca de aproximação ao G-4

Tricolor do Pici tenta almejada vitória fora de casa, desta feita, em Porto Alegre, contra um gigante do futebol brasileiro para se consolidar de vez na metade de cima da tabela da Série A do Campeonato Brasileiro

Legenda: Bruno Melo deve voltar contra o Grêmio, neste domingo, pela Série A
Foto: Thiago Gadelha

Manter o bom momento, aproximar-se do G-4 e buscar a sonhada vitória fora de casa contra um gigante do futebol brasileiro. Esses são os principais objetivos do Fortaleza, hoje, às 16 horas, quando entrar no gramado da Arena do Grêmio para enfrentar o Tricolor Gaúcho, em duelo válido pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Leão do Pici, que vem de vitória sobre o Sport, por 1 a 0, em casa, tem se aproximado desse resultado positivo contra uma grande equipe do futebol nacional quando joga como visitante. Teve boas atuações contra São Paulo, Corinthians e Flamengo, mas não venceu nenhum jogo. O desafio, agora, é de conciliar bom desempenho com resultado.

Mesmo assim, o favoritismo está do outro lado. O Grêmio também vem de resultado positivo, após superar o Bahia, por 2 a 0, e tentará o segundo triunfo consecutivo para embalar de vez.

"Se o Grêmio é um time superior ao nosso, entrosamento, tecnicamente, acredito que sim. Se é possível competir de igual para igual, nós vamos tentar provar isso durante o jogo. Agora o favorito é o Grêmio, não tenham dúvidas", disse Rogério Ceni.

Mesmo assim, a promessa é de um confronto bem aberto. Engana-se quem pensa que o Fortaleza jogará com uma proposta defensiva, e a promessa é de jogo franco, com dois times ofensivos e que buscarão a vitória.

"A gente sempre pensa em vitória. Agora se você contar nos últimos tempos quantos jogos o Grêmio perdeu dentro da sua casa, foram pouquíssimos. Não é porque ele perdeu para o Sport e nós ganhamos do Sport que você tem (de comparar)... Agora nós vamos competir como fomos competir com o Flamengo e até os 42 minutos do segundo tempo estava empate. Como nós competimos contra o Corinthians...", afirmou Ceni.

Mudanças no time

O treinador tem um único desfalque confirmado em relação ao último jogo. O volante Felipe foi advertido com o terceiro cartão amarelo da série e está suspenso. Com isso, a tendência é que o jovem Ronald ganhe oportunidade no time titular ao lado de Juninho.

Porém, outras mudanças deverão ocorrer nas laterais, com as entradas de Bruno Melo e Gabriel Dias nos lugares de Carlinhos e Tinga, respectivamente, já que a tendência é de um adversário mais ofensivo e que exigirá melhor poder de marcação.

Grêmio reserva?

Apesar da volta da Libertadores na próxima semana, o técnico Renato Gaúcho estuda escalar os titulares contra o Leão. Nomes como Cortez e Alisson estão com muitos jogos consecutivos e podem ser poupados. Mesmo assim, atletas como Diogo Barbosa e Victor Ferraz estão de sobreaviso para serem titulares.

 

Série A do Brasileiro - 10ª rodada
Arena do Grêmio, em Porto Alegre
13 de setembro - 16 horas

Grêmio: Vanderlei; Orejuela, Geromel, David Braz e Bruno Cortez; Darlan, Lucas Silva, Alisson e Isaque; Everton e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

Fortaleza: Felipe Alves; Gabriel Dias, Juan Quintero, Paulão e Bruno Melo; Ronald e Juninho; Osvaldo, Romarinho, David e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG).
Transmissão: TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, Premiere, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce