Fortaleza encara o Coritiba fora para se aproximar do G-6 da Série A

Invicto há seis partidas no Brasileirão, o Leão tem desafio fora de casa, hoje, às 19h, pela 15ª rodada. O time de Rogério Ceni tenta manter a sequência positiva no Couto Pereira e precisa superar baixas entre titulares como volante Felipe

Legenda: Romarinho pode ser uma das armas de Ceni contra o Coritiba
Foto: Camila Lima

Uma equipe em grande fase e mirando o G-6 da Série A do Brasileiro. O cenário é o do Fortaleza, que entra em campo hoje contra o Coritiba, às 19h, no Couto Pereira, pela 15ª rodada. A Rádio Verdes Mares transmite ao vivo, com o Diário do Nordeste acompanhando em tempo real.

Ouça o FortalezaCast:

Na disputa, um time invicto há seis partidas na elite nacional. A vitória por 2 a 1 contra o líder Atlético-MG na quarta-feira (7) trouxe ainda mais confiança ao plantel do técnico Rogério Ceni. O desgaste existe. Será o 3º jogo em uma semana, agora com viagem longe da Capital. Mas a expectativa é de manutenção do estilo tático (4-2-4), com retorno de peças importantes como Wellington Paulista e Osvaldo no sistema ofensivo.

Uma baixa certa, no entanto, é o volante Felipe. Como recebeu vermelho na última partida, deve ceder lugar para Ronald no meio-campo ao lado de Juninho. O atleta de 23 anos reforçou a importância da oportunidade de subir na tabela em caso de resultado positivo. "Vale os mesmos três pontos do líder, mas é uma briga que precisamos entender que pode nos afastar da zona de rebaixamento e nos dá uma boa classificação”.

O atacante David também está fora do duelo devido acúmulo de cartões. Quem retorna aos relacionados é o zagueiro colombiano Quintero, recuperado de lesão muscular.

Matemática do jogo

O Fortaleza entra em campo na 9ª posição, com 20. O time está distante do G-6, que classifica para Libertadores, por um único ponto. Paralelo aos maiores sonhos, tem a zona de rebaixamento mais longe: são cinco de vantagem para o Botafogo, primeiro no Z-4, o que já indica mais uma rodada de alívio no certame. 

Em 2019, por exemplo, o clube somou 17 pontos na mesma rodada - e encerrou o Brasileirão com vaga na Copa Sul-Americana. A projeção é positiva, principalmente porque o clube bateu adversários diretos, como Goiás (1x3), Bragantino (3x0) e Sport (1x0).

“Nós não temos a condição de brigar na ponta da tabela pelo acúmulo de jogos, talvez com espaçamento, brigar por posições acima, mas a nossa briga é para se manter firme, pontuando e escapar primeiro e depois dos 45 pontos, ver onde podemos chegar com isso, mas o importante é manter o Fortaleza na Série A, manter crescendo em estrutura e investimento”, afirmou Rogério Ceni.

O dilema requer a melhora do desempenho fora. Em sete exibições como visitante, ostenta 28,6% de aproveitamento, com uma vitória, três empates e três derrotas. 

Série A do Brasileiro - 15ª rodada

Couto Pereira, em Curitiba (PR)

10 de outubro - 19 horas

Coritiba: Wilson; Natanael, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Hugo Moura, Ramón Martínez, Matheus Sales e Giovanni Augusto; Robson e Gabriel. Técnico: Jorginho

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Roger Carvalho, Paulão e Bruno Melo; Juninho, Ronald, Marlon, Romarinho, Osvaldo e Wellington Paulista. Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)

Transmissão: ao vivo na Rádio Verdes Mares AM 810 e canal Premiere, e em tempo real no Diário do Nordeste