Fortaleza comemora 3 anos do fim do pesadelo da Série C; relembre o marcante momento tricolor

O acesso à Série B em 2017 foi a catarse da torcida do Leão após 8 anos na 3ª divisão

Legenda: Depois de sucessivos fracassos na reta final, o clube cearense alcançou o sonhado acesso
Foto: João Bandeira / SVM

Há 3 anos, um dos maiores capítulos da história tricolor era escrito. O Fortaleza conseguiu o tão sonhado acesso à Série B do Brasileirão no dia 23 de setembro de 2017 diante do Tupi, em Minas Gerais, pelas quartas de final da 3ª divisão.

inter@

Após abrir 2 a 0 de vantagem no jogo de ida, no Castelão, o Leão do Pici cresceu em campo para superar o adversário, que balançou as redes nos minutos finais, mas não conseguiu tirar o acesso do clube cearense. A espera de 8 anos enfim acabava.

Legenda: Elenco foi comandando por Antônio Carlos Zago
Foto: João Bandeira / SVM

"Esse time pode ser o pior da história do Fortaleza na Série C. Mas foi ele que teve garra e conseguiu subir para a Série B. Fomos nós que tiramos, que devolvemos o time para onde ele merece", gritava o zagueiro Ligger durante a festa ao fim da partida.

Atletas do Fortaleza comemoram gol
Legenda: Os torcedores do Fortaleza choravam durante a festa pelo acesso à Série B
Foto: João Bandeira / SVM

Então capitão do time, o goleiro Marcelo Boeck foi responsável direto pela classificação com atuações marcantes em duelos decisivos. "Um calvário que a gente passou e fez a gente aprender muita coisa na dor e na tristeza. Foi uma lavagem de alma de toda uma nação, se hoje estamos vivendo um momento diferente, tudo começou naquele jogo”, comentou o arqueiro em documentário feito pelo clube.

A catarse tricolor elevaria o status do Fortaleza nos anos seguintes: em 2018, ano do centenário, levantou o troféu da Série B. Em 2019, foi campeão do Cearense, da Copa do Nordeste e ficou na 9ª posição na elite nacional, garantindo vaga inédita na Copa Sul-Americana. Feitos que só foram possíveis com o empenho do grupo de 2017.

Nas redes sociais, torcedores lembram da emoção nas arquibancadas em Juiz de Fora.