Fortaleza bate Sport nos pênaltis e garante vaga na semifinal da Copa do Nordeste

Após 0 a 0 no tempo normal, Leão é melhor nas penalidades e elimina time pernambucano, enfrentando o Ceará na terça-feira

Legenda: O goleiro Felipe Alves foi o herói da classificação do Leão
Foto: Bruno Oliveira / FortalezaEC

Foi difícil, mas o Fortaleza está na semifinal da Copa do Nordeste. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, o Tricolor de Aço precisou das penalidades máximas para eliminar o Sport, no Barradão, em Salvador (BA), e avançar no torneio para enfrentar o Ceará, na terça-feira. A CBF ainda definirá o local e o horário do Clássico-Rei.

 

O Tricolor de Aço fez uma partida abaixo da esperada, por isso a dificuldade em se classificar diante do Sport. O time pernambucano, em crise e longe de ter uma grande equipe, equilibrou um jogo que parecia favorável ao Fortaleza antes da bola rolar.

Embora Rogério Ceni tenha escalado um time ofensivo, com suas principais peças - apenas Tinga era desfalque - o Leão não rendeu como se imaginava, criando muito pouco ao longo do jogo e ainda dando espaços e chances para o Sport assustar.

No 1º tempo, mesmo com mais posse da bola e o domínio do jogo, o Tricolor não conseguiu furar o bloqueio defensivo do Sport. Ciente de suas limitações, o time de Daniel Paulista jogou mais recuado, para não dar espaços aos velozes atacantes tricolores, principalmente Romarinho e Osvaldo.

A rigor, a única chance do Leão no 1º tempo foi aos 28 minutos em chute colocado de Romarinho que raspou a trave.

No 2º tempo, o Sport voltou mais agressivo e deu um susto no Leão com 3 minutos: Hernane Brocador viu Felipe Alves adiantado, mandou de cobertura, do meio campo, mas o goleiro do Fortaleza mostrou agilidade e conseguiu evitar o gol com uma bela defesa.

Com o jogo muito faltoso e uma grande quantidade de cartões amarelos, as chances criadas eram raras, com os dois times não cedendo espaços.

As raras investidas leoninas eram bloqueadas pela bem postada defensa rubro-negra, possibilitando contra-ataques. E um destes, Rafael quase marcou para o Sport.

Só na parte final do jogo o Fortaleza melhorou, mas só criou duas chances, primeiro com Romarinho batendo por cima, depois com Felipe em chute forte de fora da área.

Com o empate sem gols, a vaga foi definida nos penaltis. E nas cobranças, o Tricolor de Aço foi melhor, convertendo sempre suas cobranças, e tendo Felipe Alves como decisivo, pegando logo as duas primeiras penalidades, com Leandro Bacia e Patric. Perfeito nas batidas, o Leão garantiu vaga na 4ª cobrança, convertida por Edson Cariús, vencendo por 4 a 1. Era a festa do Leão e vaga na semi para enfrentar o Vovô.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de esporte?