Floresta x Novorizontino: que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Verdão conquistou acesso na fase anterior e busca agora chegar à decisão da Série D

Legenda: o Floresta enfrenta Novorizontino no jogo de ida por vaga na final da Série D e quer abrir vantagem em casa
Foto: RONALDO OLIVEIRA / FLORESTA EC

O Floresta conquistou no último domingo seu principal objetivo na Série D do Campeonato Brasileiro ao garantir o acesso na fase anterior, passando pelo América/RN. A partir de agora, o Verdão visa outro objetivo na competição: disputar o título. E para chegar à final que será diante do Mirassol ou Altos/PI, o Lobo enfrenta o Novorizontino-SP em dois jogos, o primeiro no Castelão, às 18 horas. O jogo de volta é no dia 23, no estádio Jorge Ismael de Biasi, às 18 horas.

Como nas fases anteriores, os times de melhor campanha só tem a vantagem de decidir em casa. O que vale é o saldo agregados de pontos e gols. Em caso de igualdade após os dois jogos, a vaga será definida na cobrança de pênaltis

Continuar fazendo história na Série D é prioridade no Floresta, que também disputa a Copa Fares Lopes 2020. Para a competição local, o Verdão estreou na quinta-feira e venceu o Pacajus por 1 a 0 com um elenco formado praticamente 
por sua categoria de base: 11 dos 19 relacionados eram formados pelo Lobo.

Ou seja, embora o título da Fares Lopes dê vaga na Copa do Brasil e a 1ª Fase seja de apenas 5 jogos, o clube priorizará a Série D. Na segunda o time volta a jogar pela Fares Lopes e repetirá a estratégia na segunda-feira, contra o Campo Grande, às 15h30 no Domingão pela 2ª rodada.

Ambição

Para chegar na semifinal, o Floresta terminou a 1ª Fase em 3º do Grupo 3 com 24 pontos e, nas fases eliminatórias passou por Itabaiana-SE, Juventude-MA e América-RN, sempre vencendo em casa e empatando fora. 

O técnico do Verdão, Leston Junior espera ambição do Floresta para buscar o título da competição. 

"Eram 64 clubes, quatro conquistaram o acesso. Os quatro têm o direito de sonhar. Diria que é 25% de possibilidade (de título) para os quatro. É ter a ambição. Profissional de futebol, ou de qualquer segmento, precisa ter a ambição. Ficar feliz, comemorar as conquistas, mas não perde o anseio de buscar mais. Primeiro é passar a final, e depois, buscar o título", disse o treinador.

Já o adversário do Verdão, o Novorizontino, tem melhor campanha da Série D entre os semifinalistas. O Tigre, comandado por Roberto Fonseca terminou a fase de grupos como líder do Grupo 8 com 31 pontos, e eliminou Cascavel-PR, Goiania-GO e Fast-MA nas fases eliminatórias.

Na avaliação do lateral-direito Felipe Rodrigues, a conquista do acesso dá moral para o elenco, mas garante que ninguém irá se acomodar e a meta passa a ser a conquista de um título.

"A sensação é de dever cumprido, mas sabemos que ainda não acabou o campeonato. Subimos mais um degrau, mas agora mudamos a chave para focar totalmente na semifinal", disse o lateral.

Ficha técnica:

Floresta
Douglas; Lito, Willian Goiano, Alisson, Fábio Alves, Jô, Marconi, Thalison, Deysinho, Luis Soares, Flávio Torres.  Técnico: Leston Júnior

Novorizontino
Giovanni, Felipe Rodrigues, Édson Silva, Bruno Aguiar, Paulinho, Léo Baiano, João Pedro, Pereira, Cléo Silva, Danielzinho, Guilherme Queiroz. Técnico: Roberto Fonseca

Campeonato Brasileiro da Série D
Castelão, em Fortaleza (CE)
Data: 16 de janeiro de 2021 / 18 horas
Árbitro: Andrey da Silva e Silva (PA)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Bárbara Roberta da Costa Loiola (PA)
Transmissão: TV Brasil