Final da Liga dos Campeões será confronto direto pelo prêmio de melhor do mundo

Historicamente o prêmio da Fifa é entregue ao jogador que se destaca ou na Liga dos Campeões ou na Copa do Mundo do respectivo ano

Legenda: Neymar e Lewandowski são os favoritos para conquista do prêmio The Best
Foto: Fotos: AFP

No próximo domingo a final da Liga dos Campeões, em Lisboa, não será apenas a disputa pelo título entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique. O confronto também valerá como uma confronto direto entre os candidatos ao posto de melhor jogador do mundo da Fifa nesta temporada. Os mais cotados são os grandes protagonistas das equipes: Neymar e Mbappé, pelo lado francês, diante do polonês Robert Lewandowski e do alemão Thomas Müller.

PSG e Bayern levam à decisão o peso de terem dominado suas ligas locais nos últimos anos, graças principalmente ao talento desses craques. Nesta temporada, os dois foram campeões das ligas nacionais e tiveram também campanha de destaque em outras competições. Os parisienses venceram a Copa da França, a Copa da Liga e a Supercopa da França. Já o Bayern venceu a Copa da Alemanha.

Neymar encara a final como o último passo antes de cumprir o grande objetivo de levar o PSG ao inédito título da Liga dos Campeões. Nesta temporada, o atacante atuou em 26 partidas, marcou 19 gols e deu 12 assistências. O brasileiro se transferiu ao futebol francês em 2017 em busca do protagonismo que não tinha no Barcelona e agora, três anos depois, demonstra o quanto pode ser decisivo para um time.

Legenda: Mbappé também é fundamental para o PSG mas corre por fora na conquista do título
Foto: Foto: AFP

Protagonismo

Após ter feito uma parceria no Camp Nou com Messi e Suárez, Neymar encontrou em Paris um novo companheiro de ataque. Mbappé, de apenas 21 anos, fez 30 gols em 36 partidas nesta temporada. Decisivo nos dois últimos jogos da Liga dos Campeões, o atacante veloz e driblador compartilha com o brasileiro o status de estrela do PSG.

No entanto, o adversário na decisão tem um protagonista que vive fase excelente. O polonês Lewandowski tem 55 gols em 52 jogos na temporada. Nas últimas 25 vezes em que entrou em campo, em somente quatro jogos o camisa 9 do time alemão não deixou o dele Se continuar assim e for decisivo na final de domingo, Lewandowski se torna um grande favorito ao prêmio.

Legenda: Alemão Thomas Müller também cresceu na fase final da Uefa Champions League, mas corre por fora no título do The Best
Foto: Foto: AFP

Junto com o polonês quem se destaca é o parceiro dele de ataque, o alemão Thomas Müller. Apesar de não ser um goleador, ele participou de 49 partidas e anotou 14 vezes. O forte dele mesmo são as assistências, quase sempre endereçadas ao próprio Lewandowski. O alemão estabeleceu nesta temporada o recorde no Campeonato Alemão de 21 passes para gols.

A importância do título para esses jogadores aumenta porque os favoritos habituais ao prêmio da Fifa já foram eliminados do torneio continental. O Barcelona, de Lionel Messi, foi massacrado por 8 a 2 pelo Bayern nas quartas de final. A Juventus, de Cristiano Ronaldo, se despediu ainda mais cedo, ao cair nas oitavas de final diante do Lyon, da França.

Historicamente o prêmio da Fifa é entregue ao jogador que se destaca ou na Liga dos Campeões ou na Copa do Mundo do respectivo ano. Foi assim, por exemplo, com o croata Luka Modric, em 2018. Neste ano a cerimônia ainda não tem data para ser realizada e em vez de uma festa de gala, como nas últimas ocasiões, deve ser marcada por um evento online de premiação.