Felipe Jonatan entra na mira do futebol francês e pode gerar receita para Ceará e Fortaleza

Lateral tem contrato com o Santos até 2022, mas foi formado nos clubes cearenses

Legenda: Felipe Jonatan protagonizou a maior venda da história do futebol cearense em 2019
Foto: divulgação

O lateral esquerdo Felipe Jonatan, do Santos, está na mira do futebol europeu e, caso seja vendido, pode gerar receita para Ceará e Fortaleza. A informação do interesse do exterior foi revelada pelo presidente do clube paulista, José Carlos Peres, em entrevista ao FOX Sports na sexta-feira (19).

"Pessoal da França quer contratar o Felipe Jonatan”, afirmou o dirigente sem explicar detalhes.

No futebol cearense, uma negociação beneficia Vovô e Leão pois ambos formaram o atleta nas categorias de base, segundo informou as diretorias ao Diário do Nordeste. Os times têm direito a parte do valor através do mecanismo de solidariedade da Fifa. O montante deve ser de 5% e ter distribuição com as equipes em que o jogador atuou até os 23 anos - a parcela é entregue de forma promorcional e, nesse caso, também envolve o Santos pois Felipe tem 22.

"Com 8 anos comecei no Fortaleza, pedi uma ajuda de custo de R$ 150 aos diretores para ajudar minha família, mas me negaram. Pedi para ir embora, fui para o Bahia, mas o clube teve problemas de segurança e voltei para Fortaleza. Tive oportunidade no Ceará em 2016 e fui muito feliz lá também. Sou muito grato. Eu gostava muito do Fortaleza, mas sou magoado por não terem me dado condições", relembrou Felipe em contato com o UOL.

Veja também

A passagem do lateral pelo Pici foi curta, encontrando maior espaço em Porangabuçu. Em 2019, o atleta saiu do Ceará para o Peixe e protagonizou a maior venda da história do mercado cearense: R$ 6 milhões. O vínculo com o novo time é até fevereiro de 2024.

Pelo profissional do Ceará, Felipe atuou em 24 oportunidades, marcando um gol. Apesar do período curto, ganhou a simpatia da torcida e foi eleito para a Seleção do Século XXI do clube em enquete do Diário do Nordeste.