Federação Cearense de Futebol deverá apresentar laudos de prevenção a incêndios em estádios

O Ministério Público do Ceará determinou que os documentos sejam enviados em até 45 dias

Legenda: Arena Castelão pegou fogo no último dia 30 de janeiro
Foto: Fabiane de Paula

A Federação Cearense de Futebol deverá apresentar em até 45 dias, laudos de Engenharia e de Prevenção e Combate a Incêndios de todos os estádios sedes de jogos promovidos pela entidade. O repasse dos documentos foi solicitado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), em recomendação expedida nessa quarta-feira (24).

A solicitação do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR) acontece menos de um mês após Arena Castelão ser atingida por um curto-circuito em uma das cabines de transmissão. O incidente foi registrado no último dia 30 de janeiro. Ninguém ficou ferido. 

"Eu já tenho conhecimento dessa recomendação e estou providenciando tanto o laudo de incêndio quanto o laudo de engenharia atualizados. Daqui para amanhã eu já mando tudo arrumadinho", garantiu Mauro.

Além dos documentos, o promotor de Justiça Antônio Edvando Elias de França solicitou ainda que o dirigente da Federação, Mauro Carmélio, informe, no prazo de 48h, se os atletas e integrantes das comissões técnicas estão sendo submetidos a testes de Covid-19.

Mauro precisará apresentar ainda ao NUTDOR, em até 20 dias, as providências adotadas para garantir o cumprimento efetivo da recomendação expedida pelo MPCE.  Em caso de descumprimento, o órgão poderá executar medidas previstas no artigo 37, I, da Lei do Estatuto de Defesa do Torcedor. 

Veja também

Incêndio

O laudo técnico sobre o incêndio na Arena Castelão foi divulgado pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce) no último 12 de fevereiro. Segundo o documento, um curto-circuito de falha elétrica em um ar-condicionado provocou as chamas na cabine de transmissão do equipamento. 

Antes disso, o Diário do Nordeste havia noticiado que o estádio não possui um contrato ativo com empresa especializada em manutenção preventiva. O último havia sido encerrado em março de 2020. 

A Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) alegou que os serviços são realizados por equipe de operação do próprio Castelão formada por bombeiros hidráulicos, eletrotécnicos e pintores. O trabalho, disse a Pasta, tem intervenção técnica da Superintendência de Obras Públicas (SOP). 


Assuntos Relacionados