As córneas da campeã cearense de surfe Luzimara Souza, de 23 anos, serão doadas. Em entrevista ao Sistema Verdes Mares, Leonardo Souza, irmão da atleta, disse que essa é uma decisão partilhada por toda a família. "Dessa forma, ela ajuda outras pessoas que precisam e diminui nossa dor", afirmou. Os órgãos foram os únicos que puderam ser doados. O sepultamento da jovem será aberto ao público nesta quinta-feira (28).
A campeã cearense de surfe faleceu na manhã desta quarta-feira (27), na Praia da Leste-Oeste, em Fortaleza, após ser atingida por um raio, conforme relataram testemunhas. No momento do acidente, a atleta estava no mar, treinando para participar de competições. Ela chegou a ser levada para o Instituto Dr. José Frota (IJF), mas não resistiu.
Outros surfistas que estavam no local também foram atingidos pelo raio e um deles, Felipe Cardoso Nogueira, 17 anos, está internado em estado grave no IJF.
O irmão de Luzimara disse que a descarga que Luzimara recebeu foi tão forte, que deixou a marca do cordão que ela usava em seu corpo. "O pescoço dela e o colo ficaram com o formato do cordão".
Segundo Leandro, a atleta desejava ser surfista profissional desde criança.
Ela surfava desde pequenininha, sempre gostou muito do mar. Começou a surfar com uma pracha de tábua, depois arranjou uma prancha velha e foi melhorando. Sempre foi o sonho dela, ela queria ser surfista profissional, e, agora que ela estava conseguindo, isso acontece"
Velório e sepultamento
A família de Luzimara decidiu abrir o velório e o sepultamento para as pessoas que eram fãs da atleta. A cerimônia de despedida terá início ainda na noite desta quarta-feira e seguirá até o início da tarde de quinta, na casa da surfista, que fica na Rua Santa Eliza, no bairro Pirambu.
O sepultamento também será aberto ao público e ocorrerá por volta de 15h desta quinta-feira, no Cemitério da Parangaba.