Entenda como a análise de desempenho ajudou o Ceará a vencer o Santos

Setor de análise, que tem sido cada vez mais essencial para os clubes de futebol, auxilia na montagem de estratégias para superar adversários é é importante para municiar o técnico Guto Ferreira de informações

Legenda: Os dados dos analistas de desenvolvimento ajudaram Guto a armar o melhor Ceará para vencer o Santos
Foto: Kid Júnior

A temporada 2020 do Ceará tem sido de resultados e objetivos positivos. A recente vitória sobre o Santos, por 1 a 0, que levou o time até as quartas de final da Copa do Brasil, teve como grande marca a aplicação tática da equipe comandada por Guto Ferreira. Um trabalho que passa não somente pelo treinador, mas por toda a comissão técnica, e tem como elementos fundamentais os membros do setor de análise de desempenho.

Atualmente, dois profissionais estão no setor, que não está nos holofotes é desconhecido do grande público, mas importantíssimo nos bastidores. Alcino Rodrigues e Arthur de Vito, que concedeu entrevista exclusiva ao programa Debate Jogada, na noite de ontem, no Canal do Diário do Nordeste no YouTube, falando sobre o papel dos analistas no trabalho do clube, que influencia diretamente na forma que o clube vai jogar.

Ouça o podcast 'CearáCast'

"O analista auxilia muito a comissão técnica e pensa em produzir muito material e informação para a forma como o clube pretende jogar, pretende desenvolver os atletas, e no dia a dia a gente trabalha muito no pré-jogo, com análises de adversários, e no pós-jogo, com estudo da nossa própria equipe, sempre vendo como a gente pode evoluir", destacou.

O jogo contra o Peixe foi um exemplo claro disso. O Vovô neutralizou o adversário e conseguiu marcar o gol da vitória em uma jogada que já havia sido previamente estudada.

"Um jogo eliminatório tem suas peculiaridades. Somos responsáveis por sempre assistir quatro, cinco jogos dos adversários. A gente faz um relatório e passa pra comissão do Guto, que está sempre em contato conosco. A gente conseguiu controlar o jogo, que pode ser com a bola, sem a bola, enfim. A gente já vinha de um estudo do Santos desde o jogo passado. Estudamos que eles faziam algumas marcações individuais, então fizemos movimentos com intenção de atrair adversários e deixar espaços para atacar", explica Arthur.

E 2020, o Alvinegro foi campeão da Copa do Nordeste, chegou até a final do Campeonato Cearense, é o único nordestino nas quartas de final da Copa do Brasil e está na 12ª colocação na Série A do Campeonato Brasileiro. A competitividade é um grande mérito que pode fazer o Ceará ir ainda mais longe.

"Pensando nas vertentes do jogo, tática, técnica, mental, física, fisiológica...uma junção disso tudo traz a condição de ter os jogadores competitivos. Vem trabalho de fisiologia, preparação física, tem a tática individual dos jogadores. É um grupo que quer fazer história, de atletas que estão se acostumando a olhar mais pra cima que pra baixo, que tem condições de fazer mais. Tudo isso leva a um grupo mais competitivo. É uma marca do Ceará nesse ano", revela o analista.