Em quatro rodadas, Vovô repete número de gols sofridos de 2011

Com a pior defesa da Série A até agora, clube está repetindo marca de nove anos atrás, quando também foi vazado nove vezes em quatro jogos. Naquele ano, o Ceará acabou rebaixado para a Série B do Brasileiro

Legenda: O técnico Guto Ferreira precisa urgentemente corrigir as falhas defensivas que resultam em gols sofridos na Série A
Foto: KID JUNIOR

Definitivamente, o início de Série A do Brasileiro do Ceará não é o esperado, com um ponto em quatro rodadas, na 19ª colocação, e com nove gols sofridos. Já é a pior defesa. São números que assustam, apesar de ainda restarem 34 rodadas a disputar.

Os três gols sofridos na derrota diante do Vasco, na última quarta-feira, na Arena Castelão, elevaram a média de gols tomados do Vovô na Série A para 2,5 por partida, considerada alta e preocupante por um fator: o saldo de gols é critério de desempate ao fim do certame e pode definir a situação do clube ao fim do campeonato.

Seja nas campanhas que permaneceu ou foi rebaixado na Série A da era dos pontos corridos (2019, 2018, 2011 e 2010), em todas o Ceará teve saldo negativo: 2019 (-5 gols), 2018 (-6), 2011 (-17) e 2010 (-9).

Este ano, já com o saldo negativo de -6, o Vovô precisará vencer partidas por uma boa diferença de gols para ultrapassar adversários na próxima rodada. Com um ponto, o Alvinegro encara o Bahia, no domingo (23), às 20 horas, na Arena Castelão.

Caso vença e chegue a quatro pontos, precisará torcer por derrotas contundentes de rivais que já têm quatro pontos, mas saldo negativo menor: Fluminense (-1), Fortaleza (-1), e Sport (-2), por exemplo. Se comparados a outros clubes que devem disputar a permanência com o Vovô, o prejuízo a ser tirado é ainda maior: Botafogo (um gol de saldo), Bragantino (0), Atlético/GO (0).

Comparativo

Para efeito de comparação, no ano passado, o clube precisou de nove rodadas para sofrer nove gols, ano que iniciou bem a competição. Com a razoável média de um gol sofrido por jogo em 2019, o Vovô sofreu nove gols em nove jogos e fazia o clube somar 10 pontos, ocupando a 13ª colocação, na zona da Copa Sul-Americana.

Ou seja, ter um desempenho defensivo seguro é determinante para realizar uma campanha sem sustos na Série A. Em 2010, ano do retorno do Vozão na elite, o clube precisou de incríveis 16 rodadas para sofrer nove gols. Com um time sólido defensivamente, o desempenho deixava o Ceará na 3ª posição com 18 pontos. Ao fim da competição, o Vovô terminou em 12º, sua melhor campanha de pontos corridos, classificando-se para a Copa Sul-Americana.

No ano seguinte, em 2011, o clube não manteve o nível e teve os mesmos números do time atual, sofrendo nove gols em quatro rodadas e acabou rebaixado.

Assim, com exemplos positivos e alertas negativos de suas próprias campanhas, o clube ainda pode corrigir a rota. "Acho que nós temos que melhorar sim. De repente, tomar posturas mais simples, tentar ser mais sólido e buscar os resultados dentro de estratégias mais humildes, para encorpar, subir o nível de confiança e soltar o futebol", afirmou o técnico Guto Ferreira.

Ceará na Série A de Pontos Corridos em 4 rodadas

Em 2010 ( 1 gol sofrido)

Ceará 1x0 Fluminense
Santos 1x1 Ceará
Ceará 1x0 Vitória
Goiás 0x0 Ceará

Em 2011 ( 9 gols sofridos)

Ceará 1x3 Vasco
Inter 0x1 Ceará
Ceará 2x2 Botafogo
Atlético/GO 4x1 Ceará

Em 2018 ( 6 gols sofridos)

Santos 2x0 Ceará
Ceará 0x0 São Paulo
Ceará 0x3 Flamengo
Corinthians1x1 Ceará

Em 2019 ( 5 gols sofrido)

Ceará 4x0 CSA
Cruzeiro 1x0 Ceará
Ceará 1x2 Atlético/MG
Goiás<TB>2x1 Ceará

Em 2020 ( 9 gols sofridos)

Sport 3x2 Ceará
Ceará 1x1 Grêmio
Atlético/MG 2x0 Ceará
Ceará 0x3 Vasco