Desafio no Ceará é achar novos protagonistas na ausência de Vina

O meia Vina vive uma temporada especial, com 15 gols e 13 assistências no Ceará, sendo a referência da equipe, que sente demais sua ausência; sem ele contra o Palmeiras na quarta-feira, time precisa achar novos protagonistas

Legenda: Rafael Sobis tem sido importante na campanha do Ceará na Copa do Brasil com três gols marcados
Foto: THIAGO GADELHA

No último domingo, o Ceará empatou em 0 a 0 com o Sport no Castelão, pela 20ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a primeira do returno. Na partida, ficou claro que a equipe de Guto Ferreira sentiu demais a ausência do meia Vina, seu artilheiro na temporada com 15 gols e também o líder de assistências. 

O meia, que testou positivo para Covid-19, ficará 10 dias em isolamento, portanto será desfalque no duelo contra o Palmeiras, às 16h30, no Allianz Parque, primeiro de ida das quartas de finais da Copa do Brasil e provavelmente diante do Grêmio, no sábado, no dia 14, às 19 horas, em Porto Alegre, pela 21ª rodada da Série A.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Assim, o Ceará precisará encontrar outros protagonistas para decidir jogos como contra o Palmeiras. É um desafio, mas que apresenta possibilidades de realização.

Um nome como Vina, em estado de graça na temporada, não é fácil de se substituir, e a sua presença faz crescer o desempenho de outros jogadores, por sua aparição ao ataque, busca de tabela e claro, assistências.
Contra o Sport, o técnico Guto Ferreira escolheu Felipe Silva para a posição de Vina, mas claramente se prejudicou pelo “ferrolho” defensivo do adversário.

“Acho que o Felipe Silva fez uma boa partida. Foi incisivo, chegou ao ataque, criou situações de gol, pelo menos, próximo da situação de finalização, tanto pelos lados do campo quanto por dentro, e deu mobilidade. O que ele não fez em relação ao Vina é que o Vina faz isso talvez não com a velocidade do Felipe, mas com uma chegada definidora maior, para fazer os gols. Faltou para o Baxola completar o gol, mas com o tempo isso vai sair, com certeza, e à medida que tenha um adversário um pouco mais aberto, isso vai acontecendo”, afirmou o técnico após o duelo contra o Sport.

Candidatos

Embora Guto mantenha confiança de que Felipe Silva possa substituir bem Vina, não ter sequência de jogos atrapalha Baxola. São apenas 13 jogos como titular e 3 gols marcados, sem sequência maior que 4 jogos seguidos como titular, sendo 3 com Guto Ferreira, contra Barbalha, Fortaleza e Ferroviário. Assim, outros protagonistas a heróis, pela possibilidade de marcar gols: os atacantes Rafael Sobis e Felipe Vizeu.

O primeiro, com 40 jogos na temporada, sendo 27 como titular, marcou 8 gols no ano, sendo 3 na Copa do Brasil. Rafael Sobis tem bom poder de definição e qualidade no passe, como Vina, podendo recuar para fazer a função dele em certos momentos da partida, como diante do Santos, na Copa do Brasil no Castelão[TEXTO] por 1 a 0 pelo jogo de volta pelas oitavas de finais

Já Felipe Vizeu estreou pelo Vozão na vitória contra o Santos e também entrou no decorrer do jogo contra o Sport no domingo, sendo elogiado por Guto Ferreira por melhorar a qualidade e o repertório no ataque do Vovô, podendo também ser decisivo na partida.