Desafio do Vovô é ser mais efetivo em finalizações na Série A

Campanha do Ceará no Brasileirão se notabiliza por vitórias quando é efetivo nas conclusões, mesmo criando menos chances que o adversário, e resultados ruins quando cria demais e as desperdiça, como foi diante do Inter

Legenda: O Ceará tem, em média, nove finalizações para cada gol na Série A, marcando 38 vezes em 357 chances
Foto: THIAGO GADELHA

Na última quinta-feira, o Ceará entrou em campo diante do Internacional pela 28ª rodada da Série A do Brasileiro e foi derrotado por 2 a 0 na Arena Castelão. E no contexto do jogo, chamou a atenção o número de finalizações do Ceará e as que foram desperdiçadas, principalmente no 1º tempo, quando a partida estava 0 a 0. Foram 19 finalizações no gol colorado no jogo, mas apenas seis no alvo, evidenciando uma dificuldade para definir em gol as situações que cria.

O volume de jogo alvinegro existe, é intenso, as jogadas fluem até a área adversária, mas o clube vem pecando na hora da definição. E para o duelo contra o Flamengo, às 16 horas do domingo (10), no Estádio Maracanã, pela 29ª rodada, o Vovô precisará ser mais preciso para conquistar um bom resultado.

Se ampliarmos os números para as 28 rodadas da Série A disputadas, o Alvinegro de Porangabuçu finalizou no gol adversário 357 vezes, marcando 38 gols, de acordo com o site estatístico Sofascore.

São 12 finalizações por partida, em média, e nove para marcar um gol. São números que evidenciam uma atenção às chances que o Vovô desperdiça por jogo para marcar, como foi diante do Inter e em muitos jogos da Série A.

Exemplos não faltam de jogos em que finalizou bastante, mas não conseguiu o resultado. Como diante do Vasco (derrota por 3 a 0 e 22 finalizações), do Santos (derrota de 1 a 0 com 16 finalizações) e no empate contra o Sport em 0 a 0 (25 tentativas), recorde até então em um jogo só. Todos os jogos citados foram na Arena Castelão.

Efetividade

Em contrapartida, nos jogos em que finalizou menos, tendo uma postura mais reativa, o Vovô conseguiu se sair melhor. A vitória contra o Flamengo, na Arena Castelão, por 2 a 0, é o maior exemplo disso e, certamente, Guto Ferreira seguirá o plano de jogo no Rio. No jogo do 1º turno, foram apenas oito finalizações, três no alvo e dois gols marcados por Luiz Otávio e Charles.

Exemplo de eficiência vista também nas vitórias diante do Fortaleza (vitória por 2 a 0 com 6 finalizações - 3 certas), diante do Bahia, na Fonte Nova, vitória também por 2 a 0, (11 finalizações no gol - 5 certas) e em outra grande vitória, contra o Vasco, por 4 a 1, em São Januário (11 finalizações - 6 certas). Portanto, mais do que finalizar em grande quantidade ao gol adversário, o Vozão precisa de eficiência.

Com 36 pontos, o Vovô é o 11º colocado e está confortável na zona da Sul-Americana. Pelo 1º objetivo, o clube precisa de nove pontos em 10 rodadas para seguir na elite.

Ceará na Série A

Raio x das finalizações

Em 28 rodadas da Série A, o Vovô finalizou no gol adversário 357 vezes, marcando 38 gols, segundo o site estatístico Sofascore. São 12 finalizações por jogo, em média, e 9 para marcar. O jogo no qual o Vovô mais concluiu a jogada na Série A foi diante do Sport, 25 vezes, e empatou sem gols no Castelão. A partida onde se impôs mais efetivo foi diante do Flamengo, mirando três vezes no gol e vencendo por 2 a 0 em casa