Defesas de Prass na semifinal mostram alta do goleiro após retorno

Goleiro já tinha sido decisivo no Ceará em jogo eliminatório da Copa do Brasil e voltou a brilhar, na semifinal do Estadual, contra o Ferroviário, com grandes defesas, mostrando grande nível no retorno após quatro meses sem futebol

Legenda: O goleiro do Ceará foi titular em todos os jogos do time no ano: 16 partidas
Foto: CAMILA LIMA

No futebol, é comum treinadores afirmarem que um grande goleiro é aquele que, além das defesas corriqueiras, pega a bola do jogo, fazendo aquela defesa que decide a partida. É o gol de quem joga debaixo das traves. E o goleiro Fernando Prass, do Ceará, vem se notabilizando por ser decisivo quando o time mais precisa. Claro que, ao longo de 16 jogos em 2020, Prass fez grandes defesas que ajudaram nos resultados finais. Mas dois jogos em especial tiveram a assinatura dele, com grandes defesas: contra o Oeste, pela Copa do Brasil e, no último domingo, diante do Ferroviário, pelas semifinais do Campeonato Cearense.

Primeiro, no dia 19 de fevereiro, em seu 7º jogo com a camisa do Vovô, Prass foi o herói da classificação diante do Oeste, em Barueri, pela 2ª fase da Copa do Brasil, ao defender uma penalidade no tempo normal, e outro na disputa de pênaltis, classificando o Vovô para a fase seguinte.

Aquele jogo foi um marco para o goleiro, que vinha sendo contestado pela torcida após falha na mesma Copa do Brasil, diante do Bragantino/PA, na fase anterior.

A partir do jogo com o Oeste, o experiente goleiro cresceu de rendimento nos jogos seguintes, destacando-se diante de Guarany de Sobral, Vitória e Sport, jogos antes da paralisação do futebol devido à pandemia da Covid-19.

E depois de praticamente quatro meses, com uma preocupação natural com a forma dos jogadores e o nível técnico deles na volta do futebol, Prass precisou de três jogos para mostrar ao torcedor que está bem física e tecnicamente.

Após uma vitória tranquila diante do Barbalha na retomada, jogo no qual pouco trabalhou, Prass foi mais exigido diante do Fortaleza, realizando boas defesas e não tendo culpa nos dois gols que sofreu, defendendo ainda cabeçada de Romarinho.

Mas foi diante do Ferroviário, na semifinal do certame que Prass brilhou mais uma vez. O Vovô vencia por 1 a 0, quando o Ferroviário teve falta a seu favor aos 51 minutos. Um empate levaria o jogo para a prorrogação, mas o goleiro salvou a equipe.

Wellington Rato bateu falta, Prass fez grande defesa no ângulo esquerdo, espalmando a bola: no rebote, goleiro salvou, no reflexo, o cruzamento de Gabriel Cassimiro, e ainda defendeu a última tentativa coral na pequena área. Com isso, o Vovô foi à final.

Preparo

O que pode explicar o desempenho de Prass é a preparação. Embora o futebol tenha parado praticamente quatro meses devido à pandemia, o goleiro retornou aos treinos presenciais com índices físicos superiores aos que possuía antes da parada.

O próprio goleiro, que completou 42 anos no último dia 9, revelou o resultado com certa surpresa. "Eu estava entendendo que estaria um pouco abaixo no termo de força ainda. Mas os índices mostraram que eu estou até um pouquinho acima que eu estava antes da parada", revelou.