Contrariado, Ferroviário recebe Santa Cruz no Estádio Domingão, pela Série C

Após veto à Arena Castelão, time coral tentou reverter decisão da CBF, foi até o limite na tentativa, mas fará duelo pela liderança claramente contrariado

Legenda: Contra o Santa Cruz, o Ferrão tenta voltar à liderança do seu grupo
Foto: Camila Lima

O Ferroviário entra em campo hoje, às 15h30, pela Série C do Brasileiro, contrariado por ser o mandante, mas por jogar em uma casa que não é a sua. Como um peixe fora d'agua, o time coral enfrenta o Santa Cruz, pela 9ª rodada, no Estádio Domingão, em Horizonte, 44km longe de Fortaleza.

Geralmente, o Ferrão tem mandado seus jogos na Arena Castelão. O clube tentou reverter a decisão da CBF de transferir o mando alegando preservar o gramado do Castelão para os jogos da Série A de Ceará e Fortaleza, mas o mandado de garantia no STJD não foi apreciado até o fechamento desta edição.

Ou seja, o time coral lutou até o limite para voltar a mandar seus jogos na Arena Castelão, como ocorreu em quatro oportunidades, mas não conseguiu anular a decisão.

A reclamação pela mudança de mando mobilizou o clube por semanas, desde a confirmação da alteração de mando da Série C. O presidente Newton Filho, jogadores e o técnico Marcelo Vilar se pronunciaram sobre o assunto e foram unânimes que a história e a tradição do Ferroviário deveriam ser respeitadas.

"O Ferroviário é um time de Fortaleza. Estão tirando nosso mando de campo e colocando para fora de Fortaleza. Não acho isso interessante. Não vejo como dois jogos por mês iriam prejudicar o gramado do Castelão. Desrespeitaram o Ferroviário. Vamos fazer o nosso melhor, mas fica aqui nosso repúdio à decisão que foi tomada", afirmou Marcelo Vilar.

Mau estado

O clube coral cogitou até atuar na Arena Pernambuco, mas a partida no Domingão foi confirmada após adequações no equipamento, que foi criticado pela diretoria coral após um funcionário do clube vistoriar as condições do estádio.

Com se não bastasse, outra polêmica surgiu: o valor da taxa de aluguel do estádio, com a administração cobrando R$ 10 mil para o time coral e a metade do valor para o Floresta, clube que já atuou lá pela Série D. Após muita reclamação, o Ferrão chegou a um acordo com a Prefeitura de Horizonte pagando o mesmo valor do Verdão da Vila Manoel Sátiro.

Foco no jogo

Mesmo com tantas polêmicas, o foco precisa ser no confronto com Santa Cruz, jogo que vale a liderança do Grupo A. O Ferroviário chega animado após vitória fora de casa contra o Imperatriz/MA, por 2 a 1, e estar na vice-liderança, com 14 pontos, um a menos que o time pernambucano. Assim, se vencer, o Tubarão da Barra será líder ao fim da rodada, embora o objetivo inicial do clube seja abrir vantagem dentro do G-4. Hoje, o Ferrão tem três pontos de vantagem para o 5º colocado, o Paysandu.

Para o duelo, o lateral Gabriel Cassimiro, o volante Lucas Hulk e o atacante Siloé foram liberados pelo departamento médico. O desfalque é o meia Wellington Rato, que não defenderá mais o Ferroviário, após se transferir para o Atlético/GO.

 

Brasileiro Série C - 9ª Rodada
Domingão, em Horizonte (CE)
4 de outubro - 15h30

Ferroviário: Nícolas; Olávio, Vitão, Willian Machado e Tiago Costa; Jorginho, Magno, André Mensalão e Caíque; Wesley e Willian Lira. Técnico: Marcelo Villar

Santa Cruz: Maycon Cleiton; Toty, Danny Morais, Elivelton e Perí; André, Paulinho, Didira e Jaderson; Mayco Félix e Pipico. Técnico: Marcelo Martelotte

Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT).

Transmissão: Rádio Verdes Mares e Tempo Real do Diário do Nordeste