Com boa vantagem para avançar, Ceará recebe o Brusque hoje

Após vencer por 2 a 0 no jogo de ida, na última quarta-feira, Vovô encara o time catarinense podendo perder por até um gol de diferença que avança na Copa do Brasil. Partida será transmitida pela TV Verdes Mares

Legenda: Wescley fez gol na última partida do Ceará e pode ser escalado como titular diante do Brusque
Foto: Foto: JL Rosa

O Ceará está em uma situação mais do que confortável para garantir sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil e pode confirmá-la hoje à noite. O Alvinegro entra em campo diante do Brusque, na Arena Castelão, às 21h30, podendo perder por até um gol de diferença para garantir a vaga entre os 16 melhores da competição. A TV Verdes Mares transmite a partida ao vivo.

O regulamento da Copa do Brasil, abolindo o gol marcado fora de casa, permitirá ao Alvinegro de Porangabuçu, após vencer por 2 a 0, em Brusque, na última quarta-feira, avançar com uma derrota por um gol de diferença e definir a vaga nos pênaltis em caso de derrota por dois gols de diferença, independentemente do número de gols que o time visitante marque, como por exemplo, 3 a 1 ou 4 a 2. Só uma derrota por três gols de diferença eliminaria o Ceará da competição.

Se avançar, o Vozão receberá uma cota de R$ 2,6 milhões e estará entre os cinco classificados dos 80 que iniciaram a competição e se juntará, nas oitavas de final, a outros 11 (oito que jogam a Libertadores, mais os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde do ano passado).

Ou seja, o Vovô joga com muitos resultados favoráveis e permite até que o técnico Guto Ferreira poupe alguns de seus titulares mais desgastados fisicamente, deixando-os como opção para o decorrer do jogo, se precisar do resultado.

O ano de 2020 para o Ceará é repleto de jogos e o clube vive uma maratona desgastante, sendo o 2º time que mais jogou no País, com 34 jogos até então. Na partida contra o Bragantino, no último sábado, ficou nítido o desgaste físico e as perdas técnicas da equipe, facilmente batida por 4 a 2.

Por isso, o duelo com o Brusque pode ser o momento perfeito para se administrar o "fôlego" de titulares importantes, rodando o elenco e permitindo chances para jogadores de qualidade reconhecida, mas que não tiveram muitas oportunidades este ano.

Pelo desgaste, Samuel Xavier (que é dúvida por lesão na coxa), Charles, Vinícius e Leandro Carvalho têm mais possibilidade de serem poupados, entrando Eduardo, Ricardinho, Wescley e Felipe Silva em seus lugares. Os dois últimos entraram na etapa final contra o Bragantino e agradaram.

Expectativa

Wescley marcou um dos gols do Ceará na derrota para o Bragantino e quebrou um jejum de quase 22 meses sem balançar as redes. Ele teve uma boa atuação e deve jogar ao lado de Felipe Silva na armação.

Felipe espera que a equipe faça uma grande partida e avance na Copa do Brasil.

"Não temos muito tempo para pensar, mas temos que virar a chave. É uma outra competição, é um jogo importantíssimo e que pode decretar nossa classificação, caso consigamos um bom resultado e depois a gente pensa no Brasileiro. Estamos indo para um mata-mata, temos de ter uma atenção um pouco maior, pois são dois jogos e você tem de ser um pouco mais estratégico. Mas a intensidade e a mentalidade de vencer tem que ser igual", afirmou.

O Brusque, que venceu o Tombense/MG, por 1 a 0, pela Série C, e lidera o Grupo B, não terá seu Camisa 10, Thiago Alagoano, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Eliomar deve ser titular.

Ficha Técnica

Copa do Brasil - 4ª fase - Volta
Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
23 de setembro - 21h30

Ceará
Fernando Prass, Eduardo, Gabriel Lacerda, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, Charles, William Oliveira, Felipe Silva, Fernando Sobral, Wescley, Rafael Sóbis. Técnico: Guto Ferreira

Brusque
Zé Carlos, Edílson, Ianson, Éverton Alemão, Airton, Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Marco Antônio, Alex Sandro,
Eliomar, Maurício Garcez. Técnico: Jerson Testoni

Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Transmissão: TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, Premiere, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce