Clássico-Rei: relembre curiosidades raiz do maior jogo do futebol cearense

Ceará e Fortaleza escrevem um novo capítulo da rivalidade centenária neste domingo (10), às 19 horas, na Arena Castelão

Foto: Foto: Arquivo SVM

No duelo mais emblemático, cada minuto é história. Principal jogo do futebol cearense, o Clássico-Rei tem um novo capítulo neste domingo (10) e, mais uma vez, com cara de final. Às 19 horas, Ceará e Fortaleza se enfrentam na Arena Castelão pela 32ª rodada da Série A do Brasileiro. Se a divisão é a elite, o confronto centenário acumula histórias pitorescas e características de um Estado com traços no humor. Listamos curiosidades raiz de jogos memoráveis entre Vovô e Leão.

Torcida mista

Nas arquibancadas, seja da Arena Castelão ou do Presidente Vargas (PV), era comum ver torcedores alvinegros e tricolores acompanhando o jogo juntos. A rivalidade sempre existiu, mas longe de qualquer violência mais exacerbada. 

Bicicleta como veículo

Se conseguir espaço no estacionamento é um problema tamanha quantidade de carros, o veículo da vez já foi a bicicleta. E, sim, os torcedores iam ao estádio pedalando e ainda a levavam para os assentos. Sem flanelinhas, a proteção ficava mesmo era com o cadeado.

Invasão do campo

Foto: arquivo / SVM

Emoções contidas? A final do Estadual de 1997 foi marcada por uma grande invasão no campo. Longe de volta olímpica longe das torcidas, os atletas abraçavam o povo e até beijo na boca ganhavam. 

Estádio pegando fogo

Foto: arquivo / SVM

As festas são emblemáticas na Série A, com fumaça e show pirotécnico. Naquele tempo, os fogos de artifício também prevaleciam, mas dentro de campo. E era tanto foguete que a impressão era de um Castelão literalmente em chamas.

Ligação do orelhão

Foto: arquivo / SVM

Você certamente já ouviu falar sobre a dificuldade de aparelhos telefônicos nos anos 90. O orelhão era tão realidade que ficava até atrás de uma das traves da Arena Castelão. De lá, o goleiro alvinegro Marcos concedeu entrevista após um título e ainda falou por ligação com a mãe.

Penteados ousados

Foto: arquivo / SVM

Moicanos, cabelos platinados ou dreads dão a tônica da ousadia nos campos de futebol, o conceito já foi o de cachos longos e totalmente coloridos. Quem diria Jaime, um dos grandes jogadores que passaram pela lateral direita alvinegra.

Você tem interesse em receber mais conteúdo de esporte?


Tom Barros 23 de Setembro de 2020