Clássico-Rainha: com gol no fim, Ceará vence Fortaleza no Campeonato Cearense feminino

As Meninas do Vozão bateram as Leoas por 2 a 1, neste sábado (6), pela 2ª rodada

Legenda: Ceará e Fortaleza protagonizaram a final do Campeonato Cearense de 2020, realizada em 2021
Foto: Thais Pontes / Fortaleza

O maior confronto do futebol cearense teve novo capítulo na rivalidade história neste sábado (6), na categoria feminina. Pelo Estadual da temporada 2020, Ceará e Fortaleza se enfrentaram no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú. No Clássico-Rainha, melhor para as Meninas do Vozão, que venceram as tricolores pelo placar de 2 a 1, na 2ª rodada da competição.

Na atual edição, o Ceará possui 100% de aproveitamento e está na liderança: bateu o Menina Olímpica por 9 a 0 na estreia. O Fortaleza soma um triunfo em dois compromissos, com vitória por 3 a 1 diante do São Gonçalo.

A competição é válida para 2020. O adiamento é motivado pela pandemia de Covid-19. No outro compromisso da rodada, o São Gonçalo venceu o Menina Olímpica por 4 a 0, ocupando a 2ª e 4ª posições, respectivamente.

O jogo

Em campo, muita disputa e também equilíbrio. Apesar da superioridade técnica do Ceará, que teve mais a posse de bola, o primeiro tempo registrou também contra-ataques perigosos das Leoas. 

A perspectiva era de estudo de ambos os lados, com bastante paciência nos coletivos, apesar da alta intensidade das atletas. O saldo foi apenas de fôlego, sem gols.

Na volta do intervalo, a necessidade do placar positivo foi mais evidente nas equipes e também comissões técnicas. Com muita disputa, as alvinegras trataram de abrir o placar na bola parada. Aos 14, após cobrança de escanteio, a zagueira Edna subiu bastante e conseguiu testar no fundo da rede, livre de marcação: 1 a 0.

Legenda: De cabeaça, a zagueira Edna abriu o placar no Clássico-Rainha
Foto: Stephan Eilert / Ceará

O tento serviu de combustível para as donas da casa, que passaram a acelerar mais as jogadas, mesmo com ampliação dos erros de passe. A recompensa surgiu aos 23 para as Leoas e foi fruto da individualidade. A atacante Daiane, que entrou no decorrer da partida, recebeu lançamento em profundidade no meio das zagueiras, fintou a marcação e bateu para a igualdade.

Emoção no fim

Legenda: Ceará e Fortaleza empataram no CT Ribamar Bezerra, em Maracanaú
Foto: Thais Pontes / Fortaleza

O empate era o desenho parcial do primeiro Clássico-Rainha do ano de 2021. Mas a emoção toma de conta do principal duelo do Estado.

E fazendo jus à tradição, as meninas trouxeram um desfecho decidido apenas nos últimos minutos. Aos 44, Maria Vitória, que iniciou entre as reservas, aproveitou cruzamento de Mari Machado dentro da área e cabeceou superando a goleira Mirian, decretando números finais ao duelo: 2 a1.

No saldo histórico, a reedição da última final do Campeonato Cearense, referente ao ano de 2019, terminou com triunfo alvinegro. Naquela ocasião, o time de Porangabuçu conquistou o bicampeonato - briga agora pelo 3º título consecutivo do Estadual.