Ceará x Palmeiras: o que está em jogo, onde assistir e prováveis escalações

Se bater o Verdão no Castelão, o Ceará chegará aos 45 pontos, número mágico para a permanência na Série A, estando livre para pensar em vagas nas competições sul-americanas nas 6 rodadas finais. A partida terá transmissão da TV Verdes Mares.

Legenda: No primeiro turno, o Palmeiras venceu o Ceará por 2 a 1 pelo Brasileirão
Foto: Cesar Greco / Palmeiras

Em grande fase na Série A, principalmente jogando como visitante, o Ceará está próximo de conquistar seu 1º objetivo traçado na competição nacional: alcançar a pontuação para uma permanência. Com 42 pontos, o Alvinegro precisa de mais 3 para chegar ao número "mágico" e pode chegar lá no jogo da 32ª rodada, ao encarar hoje às 16 horas o Palmeiras, no Castelão. A partida terá transmissão da TV Verdes Mares e Rádio Verdes Mares.

Análise da partida

Se conquistar o objetivo, o Vovô terá ainda 6 rodadas para buscar metas mais ambiciosas, como uma vaga na Copa Sul-Americana ou até na Libertadores. Hoje o Vozão é o 10º colocado com 42 pontos e tem 89,6% de chances de ir para a "Sula", enquanto mantém o sonho maior de vaga na "Liberta" que hoje é de 2%, segundo a UFMG.

A porcentagem por Libertadores pode ser pequena, mas hoje o Alvinegro está há 5 pontos do Fluminense, clube que hoje teria a última vaga brasileira via Série A. Portanto, com 21 pontos em disputa nas 7 rodadas que faltam, o Vovô pode sim sonhar em alcançar a vaga.

Ficha técnica e escalações (clique na seta para interagir)

E o astral para o duelo de hoje é alto pela goleada imposta ao Goiás por 4 a 0 na rodada anterior, jogando fora de casa, com show de Vina e uma atuação coletiva muito segura. 

Mas o peso do adversário de hoje é outro, o Palmeiras, finalista da Copa do Brasil e da Libertadores. O Verdão pode estar distante do título da Série A após perder para o Flamengo por 2 a 0, o treinador Abel Ferreira garantiu o time mais forte possível para enfrentar o Alvinegro.

Veja também

Assim, o desafio para o Vozão aumenta, que também precisa voltar a jogar bem e vencer em casa. Se fora o time tem a 4º melhor campanha, em casa a equipe não vence há 6 jogos, com 3 derrotas (Bragantino, Inter, Atlético/GO) e 3 empates (São Paulo, Atlético/GO e Sport). A última vitória foi diante do Coritiba, no dia 24 de outubro, pela 18ª rodada.

O técnico Guto Ferreira espera que o Vovô quebre o incômodo jejum recente em casa.

"Temos que voltar a vencer no Castelão e retomar o mando de campo. Nos impor dentro de casa. É um trabalho mental para fazer com os jogadores. Já tivemos três partidas contra o Palmeiras nesse ano: duas derrotas e um empate. Vamos trabalhar para fazer uma grande partida e buscar os três pontos", disse ele, lembrando os confrontos com o Verdão em 2020, um pela Série A no 1º turno e dois pela Copa do Brasil.

O Ceará saiu atrás do placar, mas foi buscar o empate no segundo tempo, no último confronto entre as equipes
Legenda: Uma das principais características do Ceará é a solidez na marcação
Foto: Camila Lima / SVM

Sobre os objetivos do Vozão, o craque do Vozão, Vina destacou a busca pelo 1º objetivo. "Conforme as coisas estão, eu acho que com 42 pontos já dá para nossa meta praticamente ser cumprida. Mas temos o objetivo dos 45 pontos. Mais uma vitória, três pontos. Nossa primeira meta foi sempre estabelecida, que era permanecer. Já começamos a sonhar um pouco mais alto, a cada jogo a gente vem mostrando a nossa força e espero no final de fevereiro estar comemorando algo grande por esse clube", disse ele, autor de 11 gols na Série A e líder de assistências, com 8.

Para superar o Verdão, Guto Ferreira deve escalar força máxima, já que o lateral-esquerdo Bruno Pacheco volta ao time após cumprir suspensão, com Alyson voltando para o banco.