Ceará visita o Santos no jogo de ida das Oitavas da Copa do Brasil

Animado após vitória de virada na Série A do Brasileiro e entrada no G-10, Vovô espera sair hoje com um bom resultado da Vila Belmiro para decidir a vaga no Castelão, no dia 4 de novembro

Legenda: O meia Vina é a principal arma do Ceará para tentar sair do confronto com o Santos com um ótimo resultado
Foto: Camila Lima

O Ceará foi um dos 5 times “sobreviventes” dos 80 que iniciaram a Copa do Brasil desde a 1ª Fase, superando Bragantino/PA, Oeste, Vitória/BA e Brusque/SC. Invicto após 6 jogos disputados, o time cearense espera superar mais uma fase, as oitavas de finais, iniciando hoje a série de dois jogos contra o Santos. 

Pelo sorteio, o Vozão faz hoje o primeiro jogo fora de casa, às 16 horas na Vila Belmiro, e decide no dia 4 de novembro, no Castelão às 19 horas, uma vaga nas quartas de finais. Se garantir presença entre os 8 melhores do país, o Vovô arrecadará R$ 3,3 milhões.

Ouça o podcast 'CearáCast':

A competição, aliás, tem sido muito rentável para o Vovô. Ao avançar até as oitavas, o Ceará lucrou cerca de R$ 8 milhões até então. E o momento do Alvinegro cearense é de otimismo após a vitória de virada no último sábado contra o Coritiba por 2 a 1 no Castelão, levando o Vovô ao G-10 com 22 pontos e chegando ao 4º jogo de invencibilidade na Série A. 

O Santos, estreará na competição, já que está disputando a Libertadores e tem o direito por regulamento de não jogar as fases iniciais da Copa do Brasil. O time paulista, é rival do Vovô na Série A e tem 27 pontos na 6ª colocação. 
Embora esteja um pouco melhor na tabela do Brasileirão com um jogo a mais que o Vovô, o Peixe vem de derrota para o Fluminense por 3 a 1 no Maracanã. Por isso, o confronto promete ser equilibrado, sem favoritismo.

Formações

Como aconteceu nas fases anteriores, o Ceará não poderá utilizar quatro jogadores: Alyson, Cléber, Jacaré e Saulo Mineiro. Eles atuaram por outras equipes e regulamento da Copa do Brasil não permite que um mesmo jogador dispute uma mesma edição por duas equipes diferentes. Rodrigão também não pode atuar por força contratual, por pertencer ao Santos.

Além deles, o lateral-direito Samuel Xavier e o volante William Oliveira estão lesionados e não viajaram.
O centroavante Felipe Vizeu, recém contratado, foi regularizado mas ainda não fará sua estreia.
Assim, Guto Ferreira deve escalar a base que venceu o Coritiba, mas com Tiago Pagnussat no lugar de Brock na zaga e Rafael Sobis na posição de Cléber na frente.

Um dos destaques do Vovô na Copa do Brasil, o meia Vinícius espera que a equipe jogue com maturidade, sem pensar no 2º jogo em casa. 
“Será um confronto de 180 minutos. Temos que ter maturidade pois é um jogo grande. A Copa do Brasil já afunilou, o nível dos adversários aumentou e os jogos são mais difíceis a partir de agora, com todo respeito aos adversários que passamos. Mas não vamos entrar em campo pensando no 2º jogo em casa e sim procurando vencer aqui, sabendo da equipe que tem o Santos, ainda mais jogando na Vila. O Ceará entrará para vencer”, disse o meia alvinegro.

No Santos, o técnico Cuca tem 3 desfalques e uma dúvida. Pará, com lesão muscular na coxa, é desfalque, assim como Carlos Sánchez e Raniel estão fora há mais tempo por contusão. Já Alison sente dores no quadril e é dúvida.

Ficha Técnica

Copa do Brasil - Oitavas de Finais
Vila Belmiro, em Santos (SP)
28 de outubro - 16 horas

Santos
João Paulo, Madson, Lucas Veríssimo, Luan Peres, Felipe Jonatan, Jobson, Diego Pituca, Arthur Gomes,
Marinho, Soteldo, Lucas Braga. Técnico: Cuca

Ceará
Fernando Prass, Eduardo, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco, Charles, Fabinho, Vinícius,
Fernando Sobral, Léo Chú, Rafael Sobis. Técnico: Guto Ferreira

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães - FIFA - RJ; Transmissão: Premiere, Sportv, Rádio Verdes Mares e tempo real do Diário do Nordeste e do ge.globo/ce