Ceará visita o Brusque pela Copa do Brasil para abrir vantagem

Em alta após vencer o poderoso Flamengo pela Série A, Vovô inicia confronto com o Brusque pela 4ª Fase da Copa do Brasil e espera abrir boa vantagem em Santa Catarina e jogar mais tranquilo na volta, no Castelão, no dia 23

Legenda: Vinícius foi decisivo contra o Fla com duas assistências e pode ser também hoje
Foto: KID JUNIOR

O Ceará inicia hoje contra o Brusque/SC, o confronto da 4ª Fase da Copa do Brasil, na última fase antes das Oitavas de Finais, quando restarão apenas 16 clubes, entre eles os que disputam a Copa Libertadores.

O confronto em ida e volta inicia hoje às 21h30 no estádio Augusto Bauer, em Brusque e será definido no dia 23, no Castelão, também às 21h30. A TV Verdes Mares transmitirá o confronto de hoje.

Na atual fase, são apenas 10 clubes - entre os 80 que iniciaram a competição - com 5 avançando para as Oitavas de Finais. Se avançar, o Vovô receberá R$ 2,6 milhões. Pelo regulamento, como nas fases anteriores, o gol fora de casa não é mais critério de desempate. Ou seja, se cada time vencer pela mesma diferença de gols, a vaga será definida nos pênaltis.

E o Alvinegro chega muito forte e com moral para o duelo com o Brusque. O Vozão conquistou uma vitória gigante pela 10ª rodada da Série A, batendo com autoridade o poderoso Flamengo por 2 a 0, em uma atuação notável contra o atual campeão brasileiro.

Com a vitória, o Alvinegro saltou para 9º lugar na Série A, com 13 pontos, realizando uma campanha segura até então. Já o adversário do Vozão, o Brusque, lidera o Grupo B da Série C e foi vice-campeão catarinense, perdendo a final para a Chapecoense no último fim de semana.

O adversário aliás, volta a encontrar o técnico Guto Ferreira, hoje no Vozão. Ainda na 1ª Fase, o Quadricolor eliminou o Sport ao vencê-lo em Santa Catarina por 2 a 1, resultando na demissão dele.

Por toda conjectura do confronto, o Ceará é favorito para avançar, mas os alvinegros encaram o duelo com muita seriedade, para não serem surpreendidos. "A gente tem que se preparar também porque a gente vem de uma boa vitória e isso também não pode nos turvar a visão. A gente sabe que é uma outra competição, e em competições de tiro curto, todo jogo é importante", declarou o experiente goleiro do Vozão, Fernando Prass.

Sobre o adversário, Prass não espera um Brusque cabisbaixo após perder o título estadual. "Quem está no futebol está acostumado a vitórias e derrotas, e vai depender muito de como eles vão absorver essa derrota. Não espero um Brusque abatido, cabisbaixo, espero um time pronto e com uma oportunidade de reação de imediato", explicou.

Já o zagueiro Tiago Pagnussat, acredita que o jogo será diferente dos da Série A, pelo estádio e gramado em Brusque.

"As informações que temos é que é uma equipe que vamos precisar dar muita atenção. Já vem há anos demonstrando bom futebol. Sabemos que será difícil jogar na casa deles. Temos um campo com condições não tão favoráveis. Temos que estar atentos. Um jogo de Copa do Brasil sempre tem ingredientes a mais, pois é mata-mata. Não tem margem para erros", disse o zagueiro.

Mudanças

Para enfrentar o Brusque, o Ceará tem seis desfalques: Charles foi expulso contra o Vitória, e Fabinho está no departamento médico com desconforto muscular. Klaus voltou a treinar após período de transição, mas não viajou com o time. Alyson, Cléber e Jacaré, por já terem atuado pela Copa do Brasil por Oeste, Barbalha e Caucaia, respectivamente, não podem jogar pelo Vovô.

Ficha Técnica
Copa do Brasil - 4ª Fase - ida
Augusto Bauer, em Brusque (SC) 
16 de setembro - 21h30

Brusque
Zé Carlos, Edílson, Ianson, Éverton Alemão, Airton, Rodolfo Potiguar, Zé Mateus, Thiago Alagoano, Fabinho,
Jhonny, Alex Sandro. Técnico:
Jersinho Testoni

Ceará
Fernando Prass, Samuel Xavier, 
Tiago Pagnussat, Luis Otávio,
Bruno Pacheco, Ricardinho,
William Oliveira, Fernando Sobral
Vinícius, Leandro Carvalho, Rafael Sobis. Técnico: Guto Ferreira

Árbitro: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ). Transmissão: TV Verdes Mares, Rádio Verdes Mares, Premiere, Tempo Real do Diário do Nordeste e Tempo Real do ge.globo/ce