Ceará vence Paraná fora de casa e deixa lanterna

Com combinação de resultados, Vovô pode até sair do Z4 em duas rodadas

No duelo entre concorrentes diretos da zona de rebaixamento, melhor para o Ceará, que bateu o Paraná por 1 a 0, na tarde deste domingo (5). Com o resultado no Estádio Durival Britto/PR, o Alvinegro transferiu a lanterna da Série A para o adversário e emplacou duas vitórias consecutivas pela primeira vez no Campeonato Brasileiro.

O gol de Juninho Quixadá consolida a boa fase do Vovô pós-Copa do Mundo. Desde a paralisação, os comandados de Lisca já somam três vitórias em quatro partidas disputadas, podendo até deixar o Z4 em duas rodadas. 

Para obter o feito, o Ceará vai precisar fazer o dever de casa no PV e vencer o Santos, adversário da próxima quarta (8), às 19h30, e também o Atlético/PR no domingo (11). Além disso, ainda precisa torcer por uma combinação de resultados envolvendo a Chapecoense, 15ª colocada, para sair de vez da zona de rebaixamento ainda no 1º turno.

Do outro lado, o placar agrava a crise no Paraná, que já soma três derrotas consecutivas - Atlético/MG, Palmeiras e Ceará. O time ocupa agora a última posição da Série A, com 13 pontos. A equipe volta a entrar em campo no próximo domingo (12) diante do Botafogo, no Estádio Durival Britto/PR.

Mudança na tabela

De todos os integrantes do Z4, o Ceará é o que entrou em campo menos vezes. Isso porque o Alvinegro teve a partida contra o Bahia, válida pela 15ª rodada, adiada pela CBF. O jogo acontece agora no dia 29 de agosto (quarta), no PV, às 19h30

O jogo

A diretoria do Paraná distribuiu ingressos grátis e transformou o jogo em uma verdadeira final para o clube, afinal de contas, enfrentava o lanterna. A intenção surtiu efeito e a Vila Capanema virou um verdadeiro caldeirão.

Todavia, os donos da casa só não podiam contar com um detalhe: Éverson inspirado. Nos primeiros minutos, a pressão do Paraná resultou em chances de Nadson, Silvinho e Rodolfo, mas todos pararam no goleiro alvinegro.

Passado o momento de intensidade, quem passou a investir ataque foi o Ceará. Cirúrgico e sem muito esforço, o gol alvinegro saiu do pé esquerdo de Juninho Quixadá, que recebeu na entrada da área e mandou no canto de Richard, aos 14.

O atacante ainda teve chance de ampliar, aos 27. Ficou livre contra o goleiro, optou pela cobertura e mandou longe. O primeiro tempo chegou ao fim coroando a estratégia defensiva de Lisca e jogando a torcida contra o Paraná, que deixou o campo sob vaias.

Para a etapa final, Micale mandou a campo o estreante Maicosuel. O meia deu outro ritmo a partida. Logo no primeiro minuto, o jogador cruzou na área, Grampola desviou e Rayan errou o chute naquela que seria a melhor chance dos donos da casa.

Na sequência, o que se viu foi um verdadeiro bombardeio na meta de Éverson. O Vovô ficou inerte, não conseguia ligar contra-ataque, ter posse de bola e se segurava como podia. A pressão fez Lisca mexer no time, sacando Quixadá e Leandro Carvalho para as entradas de Calyson e Felipe Azevedo.    

As mudanças demoraram a reagir, mas devolveram o Ceará para a partida. Arthur e Calyson tiveram chances de matar o jogo no final, só que ambos pecaram no arremate. Azevedo compôs bem o lado direito e devolveu velocidade ao time.

No fim, uma vitória que devolve esperança ao torcedor, faz os jogadores crescerem e mostram que a missão vai ser difícil, mas o Ceará segue na vivo na Série A. 

Ficha Técnica

Paraná 0x1 Ceará

Competição: 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Data: 05/08/2018

Horário: 16h

Local: Estádio Durival Britto, em Curitiba/PR

Árbitro: Grazianni Maciel (RJ)

Assistentes: João Luiz Coelho (RJ) e Thiago Farinha (RJ)

Gols: Juninho Quixadá - 14´/1º T (0-1)

Cartões: Alex Santana (P), Torito (P), Carlos Eduardo (P), Brock (C) e João Lucas (C).  

Paraná: Richard; Júnior; René Santos, Rayan e Igor; Vilela (Alex Santana), Torito e Nadson (Maicosuel); Silvinho (Carlos Eduardo), Rodolfo e Rafael Grampola. O técnico é Rogério Micale.

Ceará: Everson; Fabinho, Tiago Alves, Eduardo Brock e João Lucas; Edinho, Richardson e Jown Cardona (Reina); Juninho Quixadá (Calyson), Arthur e Leandro Carvalho (Felipe Azevedo). O treinador é Lisca.