Ceará terá quatro retornos e chegará mais forte para jogo com o Fla

Com os retornos de Luiz Otávio, Samuel Xavier, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho, Vovô deve jogar com força máxima para enfrentar o Flamengo, na Arena Castelão, e buscar uma vitória após duas rodadas

Legenda: Luiz Otávio é um dos quatro titulares que retornam ao Ceará contra o Flamengo após cumprirem suspensão diante do Inter na quinta-feira
Foto: FOTO: FELIPE SANTOS/CEARASC.COM

No Ceará, a derrota para o Internacional, por 2 a 0, na última quinta-feira, pela 9ª rodada da Série A, já é passado e o clube começa a pensar em outro adversário de peso que enfrentará no domingo: o Flamengo.

Embora tenha apresentado bons momentos diante do Colorado, no Beira-Rio, como marcação alta, pressão na saída de bola e boa compactação na primeira meia hora de jogo, o Vovô não manteve o nível e saiu sem pontuar contra o Colorado, em um duelo que os inúmeros desfalques por suspensão pesaram, como admitiu o auxiliar técnico Alexandre Faganello, que substituiu Guto Ferreira, também suspenso.

"Os desfalques sempre vão acontecer. É complicado, a gente perde o entrosamento. Os que entraram se empenharam totalmente, mas quebra o ritmo. Não podemos desmerecer a partida do Inter também. Não fizemos, eles criaram e fizeram. Com a falta de ritmo vai pesando da metade para o fim. Mesmo com as alterações, a equipe perde o entrosamento. No meio do segundo tempo até o fim as coisas ficaram mais difíceis", disse Faganello após o jogo.

E se tem algo de positivo para adiante, pensando no jogo contra o Flamengo, às 18 horas, na Arena Castelão, é a volta de quatro titulares, além da presença de Guto Ferreira na área técnica. Os vários suspensos estarão de volta: o lateral-direito Samuel Xavier, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o zagueiro Luiz Otávio e o atacante Leandro Carvalho.

Com o retorno deles, além do ganho técnico, eles estarão fisicamente melhores, por não terem enfrentado o Internacional na quinta-feira.

O retorno deles fará com que os quatro que jogaram na quinta voltem para o banco de reservas: o lateral-direito Eduardo, o lateral-esquerdo Alyson, o zagueiro Gabriel Lacerda e o atacante Mateus Gonçalves.

Os ganhos para a partida de domingo são visíveis. Nas laterais, Samuel Xavier e Bruno Pacheco, além de estarem mais entrosados com o restante do time titular, são mais experientes, ofensivos e velozes que Eduardo e Alyson, respectivamente. A equipe de Guto ganhará mais apoio e pode ser arma diante de um Flamengo que cede espaços nas costas dos laterais.

Na zaga, a volta de Luiz Otávio é uma grande notícia, pela experiência dele, disputas no um contra um e posicionamento. Gabriel Lacerda é um bom zagueiro, de futuro, mas após a falha individual no 2º gol do Inter é importante que ele seja preservado.

Por fim, no ataque, Leandro Carvalho é menos veloz que Mateus Gonçalves, mas é mais técnico e finaliza melhor. Contra o Inter, Mateus, que geralmente é útil entrando no 2º tempo, driblou demais, até em excesso, não dando sequência às jogadas e finalizando mal. Leandro, que tem estrela contra o Flamengo - ele é até hoje lembrado pelo gol da vitória alvinegra contra o time carioca em 2018, no Maracanã - tem sempre a chance de um improviso ou uma jogada diferente para fazer a diferença.

A única dúvida na escalação para o duelo com o Flamengo é no meio-campo. Com William Oliveira suspenso pelo 3º cartão amarelo, a vaga deve ser preenchida com Fabinho ou Ricardinho.

Fabinho, que geralmente se reveza com o Camisa 5 na posição de titular, sequer viajou para Porto Alegre por estar com desconforto muscular na coxa esquerda, mas se estiver recuperado, enfrentará o Flamengo no domingo (13).

Caso contrário, Ricardinho pode ser a novidade no time, com o Ceará com menos intensidade na marcação, mas ganhando em qualidade de passe e saída de bola.

Assim, o Vovô deve jogar com Fernando Prass; Samuel Xavier, Tiago Pagnussat, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (Ricardinho), Charles e Vinícius; Fernando Sobral, Leandro Carvalho e Cléber.

Contra o Inter, o Ceará jogou desfalcado de quatro titulares, com os laterais Eduardo e Alyson, o zagueiro Gabriel Lacerda e o atacante Mateus Gonçalves atuando na quinta