Ceará tem agora foco único na Série A, objetivo maior do ano

Vovô foi eliminado da Copa do Brasil na última quarta-feira e passa a atuar apenas no Brasileirão, liberando o calendário para treinar com calma em semanas cheias, e conquistar o principal objetivo do ano com a permanência

Legenda: O técnico Guto Ferreira sofreu com maratona de jogos desde a sua chegada, convivendo com o desgaste dos jogadores
Foto: FOTO: THIAGO GADELHA

O Ceará tem 100% de dedicação à Série A do Brasileirão a partir de agora, após a eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (18), contra o Palmeiras. A maratona de jogos continua até fevereiro, porém com intervalos maiores entre os duelos de dezembro e de janeiro. A oportunidade que o técnico Guto Ferreira almejava para treinar a equipe sem a pressão de confronto no meio da semana.

Desde a retomada do futebol no Ceará, no dia 13 de julho, o maior período sem jogos do grupo foi entre 12 e 16 de outubro, devido ao embate adiado contra o São Paulo, pela 16ª rodada. Depois do confronto contra o líder Atlético/MG neste domingo (22), às 16h, o compromisso na quarta-feira (25) é justamente contra o Tricolor paulista pela rodada atrasada, às 19h15.

De 5/12 (Bahia) a 12/12 (Atlético/GO), será somente a 2ª semana de folga cheia do Alvinegro após o retorno do futebol. O desgaste físico reflete no desempenho da equipe, que não vence há quatro partidas, e no psicológico dos atletas e da comissão, em constante pressão por resultados.

Ouça o podcast 'CearáCast'

Após o empate em 2 a 2 com o Porco, Guto Ferreira frisou a importância da pausa na sequência de pelo menos dois jogos durante a semana para alcançar os objetivos do clube: primeiro, a permanência, depois, a classificação para a Sul-Americana.

"Vamos buscando aqueles jogadores que estão melhores, que deem encaixe positivo e uma postura competitiva para, num 1º momento, buscar a manutenção e, no 2º, buscar a Sul-Americana. É a equipe que mais jogou pós-pandemia. Completamos o 38º jogo e a equipe vem batalhando. Agora o calendário tende a ficar um pouquinho melhor. De repente, vamos ter condições de trabalhar o que até agora não tivemos chance. Em dezembro, talvez, tenhamos uma ou outra semana", comentou o técnico.

Baixas

O meia Vina se recuperou da Covid-19 e reforçou o Ceará contra o Palmeiras. O artilheiro alvinegro, com 16 gols na temporada, também destacou o peso do período de descanso a partir do mês que vem. "Como só resta esse campeonato, é concentração total para fazermos um resto de 2º turno bom. Nosso 1º objetivo é fazer os 45 pontos que, matematicamente, nos livram do rebaixamento. Ganhamos de duas a quatro semanas sem jogos no meio da semana para trabalhar mais e descansar, principalmente. Nossa rotina está muito puxada", afirmou o camisa 29.

A diretoria alvinegra se movimenta para garantir novas contratações até esta sexta-feira, data final de inscrições de atletas no Brasileirão. O ataque é a prioridade no mercado após saída de Rafael Sóbis. O Vovô negocia empréstimo do atacante colombiano Copete, do Santos, que ainda não atuou pelo Peixe em 2020.