Ceará estreia pelo Brasileiro Sub-20 querendo chegar no mata-mata

Equipe comandada por Fábio Caponi ganhou reforços após a paralisação do futebol e almeja alcançar a fase eliminatória da competição. Técnico e gerente da base comentam sobre as expectativas para o confronto inicial

Legenda: Equipe sub-20 do Ceará estreia hoje no Brasileirão
Foto: Pedro Chaves/Cearasc.com

O Campeonato Brasileiro Sub-20 começou nesta quarta-feira (23) mas, para o Ceará, o 1º capítulo da campanha nacional começa hoje. A estreia do Alvinegro de Porangabuçu será diante do América/MG, no Estádio das Alterosas, em Belo Horizonte, às 15 horas. A última participação do Vovô na competição foi em 2015, quando ela teve início e a chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na ocasião, a única equipe cearense foi lanterna do Grupo C.

A 1ª fase é disputada por 20 equipes, jogando em turno único, com dois confrontos por semana em um calendário puxado. Os oito melhores se classificam para o mata-mata, a partir das quartas de final (ida e volta), com início previsto para o fim de dezembro. O Flamengo é o atual campeão.

Os meninos do Vovô se apresentaram no dia 3 de agosto e realizaram três semanas de readaptação em virtude do tempo grande de parada. Para elevar o nível físico e técnico, o clube promoveu atividades semanais com os atletas profissionais comandados pelo técnico Guto Ferreira e jogos-treinos contra União, Floresta, Guarany de Sobral e a equipe do Ferroviário.

Reforços prontos

Conforme apurou a coluna de Alexandre Mota, do Diário do Nordeste, o clube contratou oito atletas para as categorias de base, considerada pelo site especializado "Da Base" como a melhor do Nordeste. Destes, seis podem atuar pelo Sub-20: Fernando Dias (zagueiro, 20 anos), Nailton (zagueiro, 20 anos), Arlonso (meia, 19 anos), Bolota (meia, 20 anos), Eric Bahia (meia, 19 anos) e Levi (atacante, 19 anos).

O grupo deve servir como uma extensão do elenco Sub-23 e dos Aspirantes, contando com cerca de 40 atletas para essas categorias.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes começará em meados de outubro e pode trazer jogadores do Sub-20 para auxiliar na rodagem da equipe e manter o ritmo.

Fábio Caponi, treinador do time que vai encarar o América, fora de casa, avalia o elenco como praticamente pronto para a estreia.

"Estamos em fase final de ajustes, trabalhando as alternativas para fazer o melhor possível na estreia. Estamos num bom estágio inicial. Obviamente, precisamos entrar com a maior competitividade possível. Sabemos que o Brasileiro Sub-20 é de altíssimo nível", conta o técnico, que não vai contar com o reforço Bolota para a partida, por conta de uma lesão muscular.

O gerente das categorias de base alvinegras, Sandro Queiroz, acredita que o desempenho de sucesso em 2019, quando a base do Ceará venceu oito competições, deve se repetir nesta temporada.

"Expectativa é a melhor para tentar ir o mais longe possível. É a mesma comissão técnica do ano passado, que fez um trabalho fantástico. O clube oferece uma estrutura muito boa", comenta o profissional em entrevista ao Diário do Nordeste.

O Alvinegro vai mandar suas partidas na Cidade Vozão, no Centro de Treinamento do clube, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte