Ceará estreia na temporada de 2021 contra o ABC: saiba o que está em jogo e prováveis escalações

Partida ocorre no estádio Frasqueirão, em Natal/RN, às 21h30

Uma parte do elenco do Ceará recebeu férias por conta da longa temporada de 2020
Legenda: Uma parte do elenco do Ceará recebeu férias por conta da longa temporada de 2020
Foto: Kid Júnior / SVM

A estreia do Ceará na temporada de 2021 ocorre nesta segunda-feira (1º), quatro dias após o encerramento da Série A - competição referente ao ano de 2020. O curto espaço de tempo é permeado pela pandemia de Covid-19, mas o clube se preparou para o momento e segue com ambições na nova campanha. A partida de abertura é diante do ABC, às 21h30, em Natal/RN.

O compromisso marca o início da Copa do Nordeste. Atual campeão e melhor nordestino na classificação do Brasileirão, o Vovô é um dos favoritos ao título. A expectativa ascende também pelas recentes contratações: oito reforços e promessa de mais anúncios oficiais.

"A responsabilidade cresce. A gente sabe que é uma competição muito difícil. Creio que os adversários virão mais preparados, tendo como base o último campeonato que fizemos. Elevamos o nível e agora temos que mantê-lo. Esperamos responder em campo", explicou o goleiro Richard.

Escalação

Legenda: Guto Ferreira deve utilizar time alternativo na estreia do Ceará na temporada de 2021
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Por isso, o time do técnico Guto Ferreira deve contar com estreias no estádio Frasqueirão. Como houve pequeno intervalo entre os torneios, o departamento de futebol concedeu férias para uma parte dos titulares. A lista contempla os zagueiros Tiago Pagnussat e Luiz Otávio; o lateral Bruno Pacheco; os volantes Fabinho, Charles e Fernando Sobral; o meia Vina e o atacante Cléber.

Assim, parte dos atletas recém-chegados e de atletas integrados do elenco de transição - detentor da taça do Brasileirão Sub-23 - será utilizada. Um dos cotados é o meia Marlon, ex-Fortaleza. Participando de atividades com o grupo desde o começo do ano, se preparou fisicamente.

Os demais reforços foram: os goleiros João Ricardo e Vinícius Machado, o zagueiro Jordan, o volante Willian Oliveira, o meia Jorginho e os atacantes Yony González, Mendoza e Jael. A comissão técnica realiza processo transitório entre os plantéis para diminuir o desgaste e permitir ganho físico no decorrer do calendário, com focos na Copa Sul-Americana e a Série A.

O provável time titular do Ceará é formado por Richard, Eduardo, Klaus, Gabriel Lacerda, Kelvyn, William Oliveira, Pedro Naressi, Marlon, Wescley, Rick e Felipe Vizeu. A base é a que enfrentou o Botafogo, na 38ª rodada da 1ª divisão.

ABC

Wallyson é destaque do ABC e tratado como ídolo pela torcida potiguar
Legenda: Wallyson é destaque do ABC e tratado como ídolo pela torcida potiguar
Foto: divulgação / ABC

Maior campeão estadual do Rio Grande do Norte, o ABC tem como meta alcançar as quartas de final da Copa do Nordeste, superando a última campanha, quando foi eliminado na 1ª fase. O treinador Sílvio Criciúma recebeu 15 reforços e modificou bastante o grupo para a sequência do ano.

O confronto com o Ceará não será a estreia na temporada. Antes, o time participou do Campeonato Potiguar e venceu o clássico local com o Globo FC por 2 a 0. O principal destaque é o atacante Wallyson, ídolo do clube.

Com passagem importante pelo Cruzeiro, quando dividiu a artilharia da Libertadores, o atleta de 32 anos é o goleador da equipe. Em 2020, encerrou a temporada com 12 gols em 15 exibições.

Ficha técnica

Competição: Copa do Nordeste de 2021
Local: estádio Frasqueirão, em Natal/RN
Data: 1º de março
Horário: 21h30
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)

ABC: Wellington Lima; Netinho, Héliton, Vinicius Leandro e Victor Lindenberg; Marcos Antônio, Valderrama, Janderson Maia e Willian; Maycon Douglas e Wallyson. Técnico: Sílvio Criciúma.

Ceará: Richard, Eduardo, Klaus, Gabriel Lacerda, Kelvyn, William Oliveira, Pedro Naressi, Marlon, Wescley, Rick e Felipe Vizeu. Técnico: Guto Ferreira.

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte