Ceará encara o Palmeiras em jogo de ida da Copa do Brasil

Invicto há cinco jogos, Alvinegro vai para primeiro duelo das quartas de final da competição contra o Verdão buscando seguir adiante para repetir feitos de anos anteriores, quando foi bem nesta mesma disputa

Legenda: Sem Vina, o técnico Guto Ferreira conta com Rafael Sóbis para fazer os gols do Ceará diante do Palmeiras
Foto: Thiago Gadelha

O único time do Nordeste que continua vivo na Copa do Brasil entra em campo hoje para tentar seguir adiante na competição. A missão é difícil mas o Ceará vai encarar o Palmeiras embalado pela boa campanha que faz no torneio, acreditando que a partida de 16h30, no Allianz Parque, pode abrir o caminho para a classificação no duelo de 180 minutos.

Ouça o podcast 'CearáCast'

O Alvinegro retornou às quartas de final da Copa do Brasil com autoridade. Até aqui, uma caminhada sem derrotas, vencendo todos os adversários que enfrentou. A classificação sobre o Santos credenciou ainda mais o Vovô a chegar embalado para encarar o Palmeiras.

O momento também é positivo. Somando as partidas do Campeonato Brasileiro, são cinco jogos de invencibilidade e uma evolução crescente no trabalho do técnico Guto Ferreira. O treinador, inclusive, é peça muito importante neste duelo. Superar o Verdão passa diretamente por uma estratégia eficaz. Pela organização, consistência e competitividade do time de "Gordiola", sobretudo em mata-mata, o torcedor alvinegro tem boas chances para criar expectativas positivas.

Sobretudo pelos vários desfalques do time paulista. O Palmeiras não contará com vários dos seus principais jogadores. Weverton e Gabriel Menino (Brasil), Matías Viña (Uruguai) e Gustavo Gómez (Paraguai) estarão representando suas seleções. Wesley, um dos grandes destaques da equipe na temporada, operou o joelho e não joga mais em 2020. Já Felipe Melo e Luiz Adriano se lesionaram na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, no último domingo, e Luan com Covid.

Para o jogo de hoje, mudanças na equipe. O Ceará conta com os retornos de Luiz Otávio, Fabinho e Leandro Carvalho. Os jogadores não puderam atuar contra o Sport, pela 20ª rodada da Série A do Brasileiro, por estarem suspensos. Recuperado, Samuel Xavier também deve ser titular.

Sem Vina

A principal ausência, entretanto, segue sendo o meia Vina. O artilheiro do time na temporada, que já esteve fora contra o time pernambucano, e ficou nítido como o sistema ofensivo depende de suas ações para ser mais produtivo.

Felipe Silva não rendeu o esperado diante do Sport de Recife. Lima também pouco acrescenta quando sai do banco de reservas, assim como Wescley, que não consegue reencontrar seu bom futebol.

A passagem de Rafael Sóbis no Ceará pode estar próxima do fim. O atacante de 35 anos interessa ao Cruzeiro, do técnico Felipão, e há conversas em andamento para uma possível saída. O contrato de Sóbis com o Ceará se encerraria em dezembro de 2020, sendo um dos salários mais altos do plantel. Somente após o jogo contra o Palmeiras, o Alvinegro vai pesar todas as variáveis envolvidas no atual momento do clube e do atleta, para que se chegue à conclusão do que é melhor para a instituição.

Ficha Técnica
Copa do Brasil - Quartas de Final
Allianz Parque, em São Paulo - SP
11 de novembro de 2020, 16h30

Palmeiras
Jaílson, Marcos Rocha, Nathan, Renan, Gustavo Scarpa, Danilo, Zé Rafael, Raphael Veiga, Gabriel Veron, Rony
Willian. Técnico: Abel Ferreira

Ceará
Fernando Prass, Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Pagnussat, Bruno Pacheco, Charles, Fabinho, Felipe Silva,
Fernando Sobral, Léo Chú, Rafael Sobis. Técnico: Guto Ferreira

Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Transmissão: SporTV, Premiere, Rádio Verdes Mares e Tempo Real em diariodonordeste.com.br/jogada e ge.globo/ce.