Ceará costuma aprontar contra o Internacional no Beira-Rio

O rival de amanhã é o líder da Série A e o Vovô jogará bem desfalcado. Mas, além de ter vantagem no histórico de confrontos, o Vozão tem vitórias marcantes no Beira-Rio, em 2011, 2014 e 2017, sonhando em aprontar de novo

Legenda: Em 2017, pela Série B, o Vozão venceu o Colorado e embalou para o acesso
Foto: RICARDO DUARTE

O Ceará tem amanhã um confronto dificílimo contra o líder da Série A do Brasileiro, pela 9ª rodada, às 19h15 no Beira-Rio. As circunstâncias também fazem o confronto mais complicado, pelos desfalques do Vovô, que são quatro jogadores - Luiz Otávio, Samuel Xavier, Bruno Pacheco e Leandro Carvalho - além do técnico Guto Ferreira, mas o torcedor alvinegro pode ficar otimista em se tratando do histórico de confrontos entre eles.

O confronto, que se iniciou em 1971, mostra vantagem alvinegra no histórico. Até aqui, em 20 jogos, foram oito vitórias do Ceará, seis empates e seis vitórias do Internacional. Foram 21 gols marcados pelo Ceará e 18 pelo Inter. 
A última vez em que Ceará e Internacional estiveram frente a frente foi no Campeonato Brasileiro do ano passado, no dia 7 de novembro. A partida terminou com vitória do Vozão por 2 a 0, na Arena Castelão. Comandado pelo técnico Adilson Batista, o Ceará venceu com gols de Thiago Galhardo e Mateus Gonçalves.

Marcantes
Se o retrospecto do Vozão é positivo no geral, no Beira Rio, o time cearense se impôs algumas vezes, com vitórias marcantes contra o Colorado, entre Série A, Série B e Copa do Brasil. São, pelo menos, três vitórias marcantes, uma por cada competição. 

A 1ª vitória do Vovô em solo gaúcho foi em 2011, pela Série A. O time venceu por 1 a 0, gol de Iarley, ídolo nos dois clubes, que saiu do banco. Por isso, comemorou timidamente. O técnico era Vagner Mancini.
Naquela partida, o Vozão começou com Fernando Henrique; Murilo, Erivelton, Fabrício e Vicente; Geraldo, Michel, João Marcos e Eusébio; Osvaldo e Marcelo Nicácio.

Três anos depois, agora pela Copa do Brasil, o Vozão venceu por 2 a 1, confirmando a classificação em casa. Nikão e Ricardinho marcaram os gols do Alvinegro, que disputava a Série B, enquanto o Colorado a Série A.
O Ceará jogou com Tiago; Marcos, Sandro, Diego Ivo e Vicente;João Marcos, Ricardinho, Nikão e Eduardo; Bill e Magno Alves. O técnico do Vovô era Sérgio Soares.

Por último, em um jogo tão significativo quanto, em 2017, o Alvinegro venceria por 1 a 0, pela Série B, na vitória que se tornaria símbolo do acesso para a Série A. O jogo foi válido pela 32ª rodada e mostrou que o Vozão estava embalado para subir rodadas depois. 
O técnico do Ceará era Marcelo Chamusca. O Ceará jogou com Everson; Pio, Luiz Otávio, Rafael Pereira e Romário; Richardson, Ricardinho, Pedro Ken e Lima; Leandro Carvalho e Elton. 

Daquele grupo, ainda estão no elenco: Luiz Otávio, Ricardinho, Lima e Leandro Carvalho. Mas apenas Ricardinho e Lima poderão jogar, já que os outros dois estão suspensos. 

Lima, aliás, é cria do Grêmio e fez a bela jogada para gol de Elton. “Muita gente falou que o Inter ia conquistar o acesso em cima da gente. Respeitamos todos e jogamos para vencer sempre. Não estamos entre os melhores da competição à toa. Existe um planejamento sério nesse time. E dentro de campo, tem homens honrados que se dedicam muito para provar respeito pela camisa do Ceará”, disse Elton, após aquela partida.