Ceará corre risco de não contar com zaga titular na reta final da Série A

Técnico Guto Ferreira pode precisar realizar mudanças no sistema defensivo para rodadas derradeiras do Campeonato Brasileiro

Legenda: Zagueiros Luiz Otávio e Tiago Pagnussat podem desfalcar o Ceará
Foto: Tiago Gadelha-SVM / Cearasc.com-Divulgação

Restando quatro rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Ceará viu a probabilidade de classificação para a Taça Libertadores diminuir bastante após a derrota por 2 a 1 para o Corinthians. Por outro lado, a luta por classificação para a Copa Sul-Americana segue bem encaminhada. Para conquistar o objetivo, porém, o técnico Guto Ferreira deve ter que fazer mudanças no sistema defensivo, já que o Alvinegro corre risco de não contar com a zaga titular até o fim da Série A.

Na partida contra o time paulista, o capitão Luiz Otávio foi substituído aos 5 minutos do 2º tempo após tentar uma arrancada e sentir dores na parte posterior da coxa direita. O camisa 13 imediatamente levou a mão ao local, saindo para entrada de Eduardo Brock.

Ainda é cedo para garantir quanto tempo o atleta ficará fora de combate, mas se a lesão muscular não for recuperada até a próxima quarta-feira (10), ele poderá desfalcar o Vovô contra o São Paulo, às 21 horas.

Já o zagueiro Tiago Pagnussat sequer atuou contra o Corinthians. De acordo com o departamento de comunicação do Ceará, o motivo da ausência foi que o atleta queixou-se de dores no púbis, sendo assim vetado para o jogo. Não houve comunicado da previsão de retorno do atleta às atividades e Klaus foi o escolhido para a posição.

Por outro lado, o defensor de 30 anos pode estar também acertando a saída de Porangabuçu, já que há negociação de transferência para o futebol asiático. No fim de janeiro, ele foi anunciado no site oficial do Cerezo Osako, do Japão, como novo reforço para a elite japonesa em 2021, e há possibilidade de que o desfecho do negócio possa ocorrer a qualquer momento.

Alternativas

Brock
Legenda: Eduardo Brock estava no Ceará desde 2018
Foto: Felipe Santos/CearaSC.com

O técnico Guto Ferreira conta com outras três opções para a zaga: Klaus, Eduardo Brock e o jovem Gabriel Lacerda, formado na base do clube.

Se não puder contar com Luiz Oávio e Tiago Pagnussat, a tendência é que Klaus e Eduardo Brock formem dupla de zaga do Alvinegro, assim como foi durante praticamente todo o 2º tempo no duelo contra o Corinthians.

A possibilidade, porém, não é positiva para o Vovô, tendo em vista que Luiz Otávio foi titular em 27 partidas na Série A e Tiago em 25. Entrosamento e ritmo de jogo são alguns aspectos que farão a diferença, já que Brock realizou apenas sete jogos no Brasileirão, sendo titular em cinco, mesma quantidade de Klaus.