Ceará contrata Felipe Vizeu para ser referência no ataque

Alvinegro anuncia por empréstimo jogador vindo da Udinese, da Itália, muda o patamar do setor ofensivo, que carecia de uma referência no ataque, com Sóbis fora de suas características, Cléber em baixa e Rodrigão não utilizado

Legenda: Atacante, ex-Flamengo e Grêmio, reforçará o Ceará
Foto: Ricardo Botelho/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo

O Ceará anunciou, ontem, um reforço para mudar o patamar de seu ataque para o restante da temporada. Trata-se do atacante Felipe Vizeu, que pertence à Udinese, da Itália, mas chega por empréstimo ao Vovô e deve ficar até junho de 2021.

O atacante de 23 anos, que tem contrato com a Udinese até 2023, chega com o Vovô pagando 50% de seu salário, que venceu a concorrência com Sport, Bahia e outros clubes brasileiros. No início deste ano, Vizeu rejeitou proposta do Athletico/PR.

O atacante era alvo de disputa de clubes brasileiros, principalmente após a saída do Akhmat Grozny, da Rússia. Emprestado ao clube russo desde janeiro, Vizeu atuou em apenas sete partidas e fez um gol. Em 2019, também emprestado pelo time italiano, ele jogou no Grêmio, atuando por 26 partidas e marcando cinco gols.

O melhor momento da carreira do jogador foi no Flamengo, clube no qual começou a carreira como jogador profissional em 2016, disputando 75 jogos e marcando 20 gols em dois anos pelo clube carioca.

Como a janela internacional foi aberta no último dia 13, a CBF permite que times brasileiros registrem atletas vindos do exterior, como é o caso de Felipe Vizeu. A janela está aberta até o dia 9 de novembro.

Em entrevista na terça-feira ao programa Debate Jogada, do Diário do Nordeste, o executivo de futebol do clube, Jorge Macedo, admitiu que Vizeu encaixaria bem na equipe.

"É excelente jogador, todo mundo sabe, foi formado no Flamengo, hoje pertence a Udinese. Ele está se reapresentando, é um jogador que com certeza cairia bem em 80% dos times do Brasil, mas que tem uma negociação muito difícil".

Vizeu chega ao Ceará para resolver o problema da camisa 9, da referência no ataque. No momento, os mais utilizados são Rafael Sóbis e Cléber, mas nenhum deles tem o aproveitamento necessário para a função.

Atacantes

Sóbis tem jogado como referência no ataque, pela carência no setor, mas não é sua principal virtude, pela altura e porte físico baixos, utilizado por ali por sua qualidade técnica e de finalização. O atacante de 35 anos tem oito gols feitos no ano em 36 jogos, mas nenhum na Série A.

Cléber iniciou muito bem sua passagem pelo Ceará, ganhando a vaga de Sóbis ao longo da Copa do Nordeste e sendo destaque no título, dando outra cara ao time de Guto Ferreira por ser centroavante de ofício, com boa altura e cabeceio. Ele teve início fulminante, com dois gols na Copa do Nordeste e três na Série A, mas a inexperiência pesou demais, e com a queda de rendimento dele, o Vovô rapidamente entendeu ser necessário um jogador de mais peso como responsável pelos gols.

O clube ainda tem Rodrigão no elenco, mas o atacante teve poucas oportunidades, não rendendo nos oito jogos que fez - marcando um gol - e ainda convivendo com problemas de lesão. Na mais grave, uma lesão óssea, foi necessária uma cirurgia, com ele retornando aos trabalhos físicos somente nesta semana.