Ceará conta com retorno de pilares do time para encarar Furacão

Todas as vitórias do Alvinegro na Série A do Brasileiro foram conquistadas com Luiz Otávio, Vina, Fernando Sobral e Bruno Pacheco juntos, na mesma equipe. Eles participaram de 60% dos gols do Vovô na Série A

Legenda: Vina é o principal jogador do Ceará na temporada e pode ajudar o Alvinegro a conquistar vitória em Curitiba
Foto: CAMILA LIMA

O técnico Guto Ferreira contará com quatro "reforços" de muito peso para a partida de amanhã, contra o Athletico-PR, às 19 horas, na Arena da Baixada. O zagueiro Luiz Otávio, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, o volante Fernando Sobral e o meia Vina são peças importantíssimas no modelo de jogo do técnico Guto Ferreira, e os números provam como o impacto do retorno destes atletas é imenso.

Todas as vitórias do Alvinegro na Série A do Campeonato Brasileiro foram conquistadas com o quarteto de titular. Foi assim contra Bahia, Atlético-GO, Fortaleza e Flamengo. Nestas quatro partidas, o Vovô marcou sete gols, e cinco deles tiveram participação direta de ao menos um dos quatro atletas, evidenciando a relevância que eles possuem para a conquista de resultados positivos. Não somente nas vitórias, mas em todas as partidas, o time do Ceará tem mostrado uma dependência de Luiz Otávio, Pacheco, Sobral ou Vina para balançar as redes adversárias. Nove dos 15 gols anotados na competição tiveram a participação de, pelo menos, um deles. Corresponde a 60%.

Os principais destaques ofensivos são Vina, que é o artilheiro do Vovô no Brasileirão, com quatro gols marcados, e Fernando Sobral, o líder em assistências para gols, com três passes. Nesta Série A, os defensores também contribuíram. Bruno Pacheco tem duas assistências para gols e Luiz Otávio balançou as redes adversárias uma vez (na vitória sobre o Flamengo).

Sistema defensivo

As voltas de Luiz Otávio e Bruno Pacheco são essenciais para o sistema defensivo. Nas quatro vitórias, por exemplo, o Ceará não sofreu nenhum gol. Em um momento que a defesa vem em baixa, sendo a 2ª mais vazada da competição, com 20 gols em 13 jogos (à frente somente do Bahia), é essencial contar com o retorno de jogadores importantes e que asseguram um melhor encaixe coletivo no setor.

Recuperados

Ter ficado de fora da partida contra o Palmeiras foi de grande importância para os atletas. Todos estavam desgastado fisicamente e, consequentemente, haviam apresentado queda de desempenho nos últimos jogos. Além disso, corriam maior risco de lesão pela intensa sequência de partidas. Agora, o quarteto retorna descansado e com maior capacidade de contribuição positiva.

"Diante do calendário brasileiro que a gente está enfrentando, estava um pouco desgastado e apresentando até sinais disso após os jogos. Então foi realmente necessário (ser poupado). Mas agora deu para dar uma descansada no músculo, uma preservada, para evitar e minimizar (lesão). A gente descansa pra voltar mais fresco, sem a carga de jogos. Ajuda bastante no aspecto físico e também psicológico. Não só eu, mas todos os outros esperamos voltar ainda melhores", disse Luiz Otávio.