Ceará conta com atacantes Saulo Mineiro e Rodrigão para o restante da temporada

O diretor executivo de futebol do Vovô, Jorge Macedo, contou sobre a situação dos atacantes e da base alvinegra no "Debate Jogada"

Legenda: Saulo Mineiro passou por cirurgia e está se recuperando
Foto: Marcelo Vidal / CearaSC

O Ceará ainda pretende contar com os atacantes Saulo Mineiro e Rodrigão para o fim da temporada, afirmou o diretor executivo de futebol, Jorge Macedo, em entrevista ao programa "Debate Jogada" desta terça-feira (13).

Saulo foi contratado no fim de setembro com status de artilheiro da Série C do Brasileiro, mas foi submetido à cirurgia, na sexta-feira (9), por distúrbio de condução elétrica cardíaca após exames feitos no clube, com previsão de retorno às atividades físicas depois de 14 dias. 

“O Saulo chegou, vinha atuando normalmente pela equipe no Volta Redonda, recebemos os exames e avaliamos. Na chegada dele resolvermos investigar e apareceu esse problema. Ele já fez os procedimentos e até o final dessa semana deve estar liberado para atuar”, disse Jorge.

Já o centroavante Rodrigão chegou ao Vovô por empréstimo do Santos em janeiro e marcou apenas um gol em oito jogos disputados. Diagnosticado com lesão óssea, também passou por cirurgia no fim de setembro e já voltou aos treinos, mas o clube ainda aguarda a retomada do ritmo para sua entrada em partidas oficiais.

“Rodrigão voltou muito bem, acabou que teve fratura no pé em um coletivo e ficou um tempo fora. Retornando depois, teve que fazer um procedimento na canela. Tem duas semanas que está com treinamento com bola. É um jogador do clube, tem contrato e está lesionado, mas precisa evoluir. É um jogador que tem uma expectativa maior, precisa mostrar mais e vamos aguardar se consegue desenvolver o bom futebol”, contou o executivo alvinegro.

Legenda: Camisa 9 não atua desde fevereiro
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

Base em crescimento

As categorias de base do Ceará vem ajudando a equipe principal no Brasileirão, com as participações positivas do zagueiro Gabriel Lacerda e do volante Kelvyn. A ascensão desses atletas, segundo Jorge, está nos planos do clube para agregar ao elenco.

“Alguns que precisam pegar ritmo estarão à disposição na pré-temporada (da base). O Cristiano está no Sub-23, retornou para a base, que tem o André também. Esses jogadores, como o Lacerda, não tinham essa experiência, mas chegam com personalidade. Normal, os meninos falham, tem que cobrar empenho e com o Lacerda é conversar, tem que ver a análise de desempenho, tem que passar confiança de colocar para jogar. O Kelvyn vinha treinando bem, entrou muito bem contra Athletico-PR, entrou bem no Palmeiras e no Coritiba. Sofreu o pênalti (no Corinthians) e vem aproveitando. Quem está no profissional tem que ter aproximação com a base. O Ceará vem investindo muito na base com a certeza de termos mais frutos, mais jogadores”, explicou Macedo durante a entrevista.

Legenda: Gabriel Lacerda estreou como atleta profissional em empate com Grêmio, no dia 12/08, e já atuou em 10 partidas
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

O técnico Guto Ferreira também foi pauta no debate, com vários elogios de Jorge ao treinador, com quem já trabalhou no Internacional e agora ganhou a confiança do torcedor alvinegro, que faz falta ao time nos duelos no Castelão.

“O Guto tem total confiança, conheço há muito tempo, trabalhei com ele no Inter. É um treinador muito inteligente, sabe montar as equipes, sabe tratar com todo mundo, que está em ascensão, vem fazendo um excelente trabalho, está se projetando cada vez melhor no cenário nacional, já deveria ter tido uma oportunidade porque já fez boas campanhas. Espero ficar com o Guto bastante tempo, se identificou muito bem com o clube, abraçou a ideia. É uma pena não ter a torcida junto porque a sintonia seria melhor, sempre foi fundamental e importante, e hoje não tem. O time todo sente isso nos jogos em casa”, comentou o dirigente.