Ceará busca primeira vitória no Brasileirão contra o Vasco

Alvinegro cearense tenta garantir resultado positivo para manter projeção de pontos estabelecida em planejamento para o início do Campeonato Brasileiro

Legenda: Fernando Prass estará em campo diante do Vasco hoje à noite
Foto: Thiago Gadelha

Não há outro pensamento em Porangabuçu que não seja de vitória. Após três rodadas, está na hora de conquistar o primeiro triunfo e somar pontos na Série A do Campeonato Brasileiro. É por isso que hoje, quando pisar no gramado da Arena Castelão, às 20 horas, para enfrentar o Vasco, o Ceará deverá ter uma postura ofensiva para buscar os três pontos.

A confiança é maior pela boa atuação que o Vovô demonstrou na última rodada. Apesar da derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, a postura foi positiva contra um dos favoritos ao título do Brasileirão e o resultado poderia ter sido totalmente diferente mesmo fora de casa.

Agora, contra um time que está 100% na competição, com duas vitórias em dois jogos, mas que é visto como potencial concorrente direto na luta pela permanência, somente a vitória interessa.

"Temos dois jogos seguidos em casa, contra Vasco e Bahia. E na Série A temos que conquistar resultados positivos. Em um campeonato de pontos corridos precisamos aproveitar os jogos em nossos domínios. Contra o Vasco já é fazer uma grande partida e vencer", destaca o zagueiro Luiz Otávio, que formará dupla de zaga novamente com o jovem Gabriel Lacerda, já que Klaus, Tiago Pagnussat e Brock ainda estão na transição.

No planejamento estabelecido pela diretoria alvinegra para o início da competição, a meta do Ceará era de totalizar sete pontos já nas primeiras rodadas.

Apesar dos três jogos sem vitórias até aqui, o objetivo será alcançado caso o time vença o Vasco, hoje, e o Bahia, no próximo domingo (23), também no Castelão.

"Nosso planejamento é para as cinco primeiras rodadas, e vamos ter dois jogos dentro de casa. Nós vamos pra cima. Com todo respeito, mas temos que ganhar. Nossa pretensão é sete pontos em cinco jogos. Era esse o planejamento. De 5 a 7 pontos, e precisamos vencer estes jogos", admitiu o diretor de futebol do Vovô, Eduardo Arruda.

Retornos ao time

A principal novidade na equipe é o retorno do atacante Leandro Carvalho, que ficou fora da última partida, mas deverá ser titular.

O atacante Cléber, que iniciou no banco contra o Galo, também ganha novamente a posição, assim como o volante Charles, formando dupla de volância com Fabinho no meio de campo do Vovô.

Adversário embalado

A missão do Ceará de conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro não será fácil. O Vasco vive bom momento e vem embalado por duas vitórias consecutivas nas primeiras rodadas, contra Sport e São Paulo.

Os resultados garantiram confiança ao técnico Ramon Menezes no início de trabalho e dão mais moral ao time neste momento.

O grande destaque é o centroavante Germán Cano, atacante argentino de 32 anos que já marcou 11 gols em 15 jogos nesta temporada. Foi ele o autor dos dois gols na vitória sobre o Tricolor Paulista, no último domingo.

Por outro lado, são três desfalques certos: o lateral-direito Yago Pikachu e o atacante Vinícius, lesionados, e o meia Bruno César, que testou positivo para Covid-19, sequer viajaram com a delegação cruz-maltina e estão fora do jogo.