Ceará apanha em Horizonte

Legenda:
Foto:

Time Alvinegro é humilhado pela equipe do Horizonte, por 5 a 1, e sofre sua pior derrota em estréias no Cearense


Horizonte. “Se a torcida teve vergonha do que viu, eu também tive vergonha. Um time de massa como o Ceará não pode passar por isso”, declarou ontem o técnico do Ceará, Heriberto da Cunha, nos vestiários do Estádio Clenilsão, após ver sua equipe ser goleada com muita facilidade para o time do Horizonte, por 5 a 1, na primeira rodada do Campeonato Cearense.

Aliás, foi a pior derrota da equipe de Porangabuçu na história em estréias no Estadual. Antes, os alvinegros só sofreram reveses por dois gols de diferença, como ocorreu em 2005 (Quixadá, 2 a 0), 1980 (Guarany, 2 a 0) e 1946 (Fortaleza 2 a 0). “Nós nos preparamos muito para essa partida, mas é claro que não acreditávamos que teríamos essa facilidade”, comentou o vitorioso treinador Argeu dos Santos.

O sofrimento do time do Ceará começou bem antes de iniciar o jogo, quando Heriberto da Cunha não conseguiu levar para o Estádio 18 jogadores. No banco, apenas quatro jogadores, e, em campo, uma equipe visivelmente despreparada fisicamente, sem entrosamento e sem qualidade.

Os donos da casa não se importaram com os problemas do adversário, e logo aos cinco minutos abriu o marcador com o meia Piva. Em um golaço de letra, após cruzamento do lateral-esquerdo Breno.

Aos 22, tabelinha entre Maurílio e Léo Jaime, que tocou para Piva, sem marcação, fazer o segundo dele e do jogo. O Vozão ainda esboçou uma reação, com um pênalti marcado. Mas o goleiro Jéfferson defendeu a cobrança do atacante Reinaldo. Dois minutos depois, Breno deixou sua marca ao fazer um lindo gol de primeira, sem chances para Adilson.

A facilidade do Horizonte para golear foi agraciada ainda com uma falha do zagueiro Bruno Lourenço, que perdeu a bola para Izaquiel. O lateral tocou para Paulinho só escorar, era o quarto gol.

Na segunda etapa, o Horizonte diminuiu o ritmo, mas fez o quinto, com Stênio, aos 23 minutos. O Ceará só marcou seu gol de honra aos 35 minutos, com Vavá, de cabeça.

No interior

Em Boa Viagem, no Estádio Serjão, o time local empatou em 1 a 1 com o Quixadá.

FICHA TÉCNICA 

Horizonte 5

Jéfferson; Izaquiel, Da Silva, Romildo e Breno; Franciné, Júnior Cearense, Piva e Paulinho (Eusébio); Léo Jaime (Stênio) e Maurílio (Júlio César).

Técnico: Argeu dos Santos.


Ceará 1

Adilson; Felipe Almeida (Juranilson), Marcelinho, Bruno Lourenço e Da Costa (Darlan); Cleisson, Jarbinha, Lelê (Pedro) e Ademar; Reinaldo e Vavá.

Técnico: Heriberto da Cunha.

Competição - Campeonato Cearense.
Estádio - Clenilsão, em Horizonte (CE).
Data - 5 de janeiro de 2008.
Árbitro - Luzimar Siqueira.
Assistentes - Carlos Feitosa e Armando Lopes Renda - R$ 29.260,00.
Público - 3.851 pagantes.
Gols - Piva, aos 5 min e 22 min; Breno, aos 31, e Paulinho, aos 35 do primeito tempo; Stênio, aos 23 min, e Vavá, aos 35 minutos da etapa complementar.
Cartões amarelos - Da Silva, Romildo, Izaquiel, Bruno Lourenço, Reinaldo e Marcelinho.