CBF muda formato da 2ª fase da Série C e acaba com 'mata-mata'

Ferroviário será o representante cearense na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro

Legenda: Taça será levantada pelo Campeão da Série C.
Foto: Foto: Rener Pinheiro / CBF

Durante reunião realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2), ficou decida a mudança no regulamento da Série C do Campeonato Brasileiro. Sem haver mudanças na primeira fase, segunda deixa de ser realizada como mata-mata e passa a ser e formato quadrangular. 

Dos 20 clubes da Terceira Divisão nacional, 14 votaram a favor da proposta do Santa Cruz-PE pela mudança do formato da competição. A partir deste ano, a segunda etapa da disputa deixa de ser no modelo de mata-mata, onde as equipes se enfrentavam em jogos e ida de volta e os que tinham os melhores resultados no agregado iam para a próxima fase, e será em um molde em dois quadrangulares. Na nova fórmula, os quatro melhores times de cada grupo passam para a etapa seguinte e os confrontos acontecerão entre: 1º e 2º colocados do Grupo A x 3º e 4º colocados do Grupo B e 1º e 2º colocados do Grupo B x 3º e 4º colocados do Grupo A.

Mantendo a primeira fase intacta, na segunda haverá divisão de dois grupos com quatro equipes cada em duelos que serão decididos em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave conquistam o acesso à Série B do Brasileirão.

Veja abaixo a divisão dos grupos.

Grupo A
Ferroviário
Botafogo-PB
Imperatriz-MA
Jacuipense-BA
Manaus-AM
Paysandu-PA
Remo-PA
Santa Cruz-PE
Treze-PB
Vila Nova-GO

Grupo B
Boa Esporte-MG
Brusque-SC
Criciúma-SC
Ituano-SP
Londrina-PR
Ypiranga-RS
São José-RS
São Bento-SP
Tombense-MG
Volta Redonda-RJ