CBF autoriza clubes a retomarem treinamentos no mês de maio

A autorização ocorre em dia de recorde de mortes por coronavírus no Brasil

Legenda: CBF realizou orientação nesta terça-feira (28)
Foto: Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesta terça-feira (28), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) autorizou os clubes a retomarem os treinamentos no mês de maio, quando encerrarem as férias coletivas dos jogadores. A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Wellington Campos, da Rádio Itatiaia, de Minas Gerais.

A decisão foi tomada no período da tarde, em reunião da entidade com membros das Federações Estaduais, através de videoconferência. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, e o secretário geral, Walter Feldman, estiveram presentes.

A tendência, no primeiro momento, é que os Campeonatos Estaduais sejam prioritariamente finalizados.

O retorno às atividades, porém, deverá seguir a realidade local de cada cidade e Estado, considerando as orientações dos órgãos de saúde e protocolos médicos.

O Diário do Nordeste divulgou, com exclusividade, que o Ceará já finalizou seu protocolo e tem um plano de ação pronto para voltar às atividades.

Mesmo assim, não demorou para que a medida gerasse polêmica. Nesta terça-feira, o Brasil registrou novas 474 mortes em relação à segunda-feira (27) pelo novo coronavírus, estabelecendo um novo recorde em 24 horas.

Com isso, o total de mortos já é 5.017, e a taxa de letalidade da doença no país subiu para 7%. O número de óbitos ultrapassou o da China, que resulta em 4.633 óbitos.