Câmara aprova a 'lei do mandante' sobre transmissão dos jogos de futebol

O texto principal foi aprovado por 432 votos a favor e 17 contrários

Legenda: A Arena Castelão é o principal palco esportivo do futebol cearense
Foto: Thiago Gadelha / SVM

A Câmara aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de lei que atribui exclusivamente ao clube mandante das partidas de futebol os chamados direitos de arena, referentes à transmissão ou reprodução do jogo. O texto principal foi aprovado por 432 votos a favor e 17 contrários. O texto segue agora para o Senado.

"Entendemos que a prerrogativa exclusiva dos clubes mandantes de negociarem os respectivos direitos de transmissões de suas partidas contribuirá para entidades esportivas poderem buscar livremente a melhor forma de comercializar esse importante ativo financeiro", afirmou o relator do projeto, deputado Júlio Cesar (Republicanos-DF).

O texto prevê que pertence à entidade de prática desportiva de futebol mandante o direito de arena sobre espetáculo desportivo. Na medida, o direito de arena consiste na prerrogativa exclusiva de negociar, autorizar ou proibir a captação, fixação, emissão, transmissão, retransmissão ou reprodução de imagens do jogo.

Veja também

"Nós estamos falando de uma mudança de norma, de um entendimento que diz que os novos contratos celebrados têm de estar submetidos a essa nova legislação. Porém, aqueles que estão vigorando e foram celebrados anteriormente precisam ser respeitados", afirmou o líder do Cidadania, Alex Manente (Cidadania-SP).

O projeto determina também que 5% da receita proveniente da exploração de direitos desportivos audiovisuais será distribuída, em partes iguais, aos atletas profissionais, árbitros de campo e treinadores participantes. A intenção é aumentar a receita dos clubes de futebol, principalmente dos pequenos.