Mateus Isaac vence primeiro dia do Brasileiro de Wind Foil em Fortaleza

A vitória do dia foi do paulista Mateus Isaac, atual representante do Brasil no circuito mundial e promessa de representatividade para as olimpíadas de 2024; cearense Gabriel Browne foi o 2º

Legenda: Brasileiro de Wind Foil começou nesta sexta-feira em Fortaleza com vitória de Mateus Isaac
Foto: Lúcio Chaves

O Campeonato Brasileiro de Wind Foil, evento em Fortaleza como etapa única do Campeonato Brasileiro de Windsurf Foil,  teve sua abertura nesta sexta-feira com ventos de 13 knots, com média de 26km/h.

Com mar mais ondulado, em ritmo de final de swell, os competidores encararam uma raia que variava de 900m a 1,5km, devido as mudanças de vento. Dessa forma, a 1º regata teve 6km de percurso e a ultima por volta de 4. Mesmo a bordo de um foil, esse ritmo exige preparo físico apurado dos velejadores para manterem-se na disputa em todas as regatas do dia.

A vitória do dia foi do paulista Mateus Isaac, atual representante do Brasil no circuito mundial e promessa de representatividade para as olimpíadas de 2024. “O dia foi show, difícil com vento vindo de terra, mar mexido com swell, foi divertido. Vencendo 3 das 4,  e perdendo uma. Peguei um saco plástico, que prendeu no foil e acabei perdendo muito tempo”,  explica ele.

O cearense Gabriel Browne, que chegou cansado, comentou: “Hoje não foi um dia muito típico de Fortaleza, com o vento diminuindo e fechando o dia bem abaixo do esperado. A disputa estava muito boa, foi bem competitivo e minha expectativa é de um segundo dia de melhores ventos e buscando recuperar posições”.

O atual campeão brasileiro de windsurf foil , Marcelo Morrone, de Brasília, fechou o trio que manteve-se à frente da flotilha, e considerou o primeiro dia ideal. E ele confessa: “sofri um pouco com as rajadas, mas foi muito bom estar na briga com Mateus e Biel. Esse foi só o primeiro dia, teremos ainda mais 3 pela frente”, finaliza ele.

Para amanhã, 2º dos 4 dias em jogo pelo título brasileiro, a expectativa é de ventos médios. Portanto, a Comissão de Regatas decidiu antecipar a primeira largada das 14h para as 12h, para buscar melhores condições para a competição neste sábado. Com boas condições, a expectativa é que as regatas possam acontecer mais próximas da terra, permitindo que das praia do Mucuripe e Iracema, seja possível acompanhar a competição.

RESULTADO GERAL
DIA 1

1º - Mateus Isaac
2º - Gabriel Browne
3º - Marcelo Morrone
4º - David Ferran
5º - Marcílio Browne