Brasileiro de Wind Foil começa hoje em Fortaleza

Será uma etapa única que reúne os melhores velejadores do Brasil

Campeonato Brasileiro de Wind Foil acontece em etapa única. Cearense Gabriel Browne (esquerda) é um dos favoritos ao título
Legenda: Campeonato Brasileiro de Wind Foil acontece em etapa única. Cearense Gabriel Browne (esquerda) é um dos favoritos ao título
Foto: Lúcio Chaves

Começa nesta sexta-feira, 30, na enseada de Fortaleza, o Campeonato Brasileiro de Wind Foil. Válido como etapa única, ele reúne uma seleção dos melhores velejadores do Brasil quando o assunto é windsurf.  A prova também será importante para os brasileiros que estão de olho nas Olimpíadas de 2024, porque a prática do foil, por ser mais recente, está formando a primeira safra de velejadores com nível internacional. O Foil é um modalidade recente no universo do esportes de vela em geral e no windsurf é caracterizado por sua tecnologia hidrodinâmica, que permite a prancha flutuar sobre as águas e cuja vela também traz ajustes que a diferencia dos equipamentos mais tradicionais.

Nos dois últimos dias, os competidores puderam treinar na raia da competição, o que ajuda muito a entenderem melhor como fluem as condições locais. Apesar do Foil dar melhores condições de desenvoltura mesmo com ventos mais amenos, por aqui, as condições prometem manter a tradição de bons ventos característicos do Ceará.

“Está é uma reunião da elite do esporte no Brasil. Serão 15 regatas ao todo, o número máximo permitido, o que eleva ainda mais a expectativa das performances na água. E as regatas poderão ser vistas até da praia. Quem estiver nos espigões do Náutico e Praia de Iracema vai poder assistir ainda mais de perto tanto as largadas, quanto os contornos de boias, onde acontece a ação em alta velocidade”, explica o organizador, Mathias Pinheiro.

Dentre os nomes em destaque, o cearense Gabriel Browne e o paulista Mateus Isaac devem protagonizar grandes momentos. Amigos fora d’agua, na raia a disputa é sempre acirrada e rende uma competitividade sadia e de alto nível. Vale lembrar que a competição acontece entre as enseadas de Iracema e Mucuripe. Mais especificamente entre o espigão da Praia de Iracema, em frente ao Aterro do Ideal, até a frente do Riacho Macéio, no Mucuripe. Compreendendo a Baia de Fortaleza e limitado ao canal marítimo. Levando as regatas a um acesso visual de público possível diante destas praias.

A cerimônia de abertura será hoje, as 12h30, no Iate Clube de Fortaleza, que recebe toda a base do evento. As regatas acontecerão nesta sexta (30/10), sábado (31/10), domingo (1/11) das 14h às 17h, e na segunda-feira (2/11), das 12h às 15h.

É possível acompanhar os bastidores da competição através do instagram da Federação de Vela e Motor do Ceará. 

Quero receber conteúdos exclusivos de esporte

Assuntos Relacionados