Ceará e Fortaleza registram 39 profissionais positivos para Covid-19, entre eles 13 jogadores

Exames pré-treinos apontam que 13 atletas de Ceará e Fortaleza foram infectados pelo novo coronavírus. Número contabiliza todos os jogadores que tiveram contato com o vírus, entre positivos que estão afastados e os que já estão imunizados

Legenda: Foram realizados mais de 300 testes por Ceará e Fortaleza na retomada dos treinos: 13 atletas testaram positivo
Foto: HELENE SANTOS

Chegando ao fim da 1ª semana de treinamentos, Ceará e Fortaleza já têm um panorama de contabilização dos exames realizados para detecção da Covid-19 em jogadores, membros das comissões técnicas, funcionários e de diretoria. Juntos, os clubes realizaram mais de 300 testes que, somados, identificaram 13 jogadores que tiveram o novo coronavírus.

No total de casos que registraram testagens positivas, entre atletas e funcionários, alvinegros e tricolores totalizam 39 casos, entre positivos que estão afastados e os que já estão imunizados (a maioria dos casos).

Balanço do Ceará

- Atletas já liberados para treinos: 23
- Atletas positivados já recuperados: 2 (já entre os 23)
- Atletas positivados em isolamento que farão novos testes : 9
- Atletas isolados apenas por suspeita de contato*: 4 
- Comissão técnica positivados em isolamento que farão novos testes: 1 
- Comissão técnica positivados e já recuperados: 5  
- Funcionários positivados em isolamento que farão novos testes: 3
- Funcionários positivados e já recuperados: 7

Balanço do Fortaleza

- 1 jogador positivo (afastado)
- 1 jogador positivo e já recuperado (imunizado)
- 3 funcionários positivos (afastados)
- 7 funcionários positivos e já recuperados (imunizados)

A maior parte dos positivos foram registrados no Vovô. Ao todo, o clube realizou 148 testes rápidos e 69 testes de PCR. No total, somando os positivos afastados e os positivos recuperados entre atletas, comissão técnica e funcionários, 27 pessoas tiveram a Covid-19 detectada em, pelo menos, um dos exames feitos, dos quais 11 são jogadores.

Do total de 27, 14 profissionais já estão recuperados e com anticorpos, sendo dois atletas que já estão treinando normalmente, fazendo parte do grupo de 23 jogadores que já realizam atividades em Porangabuçu.

Outras 13 pessoas testaram positivo para a doença, entre colaboradores, funcionários e atletas, e estão em quarentena até que se recuperem plenamente. Destes, nove são jogadores. Outros quatro atletas também estão afastados por suspeita de contato com infectados. Quando os testes derem negativos, serão reintegrados aos trabalhos.

Testes Ceará
Legenda: Ceará realizou testes no último fim de semana
Foto: Felipe Santos/Cearasc.com

Todos os que testaram positivo estão afastados do clube até que se recuperem plenamente, quando serão reintegrados ao trabalho. Os infectados contam com supervisão e acompanhamento do Ceará.

Fortaleza

Na 1ª etapa de testes, o Tricolor teve menos casos registrados do que o rival. Nas avaliações, foram realizados mais de 160 testes, entre testes rápidos, para identificação de anticorpos, e de PCR, para identificação do agente causador da Covid-19. No total, o Leão registrou 12 testagens positivas.

Do grupo de atletas, apenas um apresentou perfil imunológico compatível com imunização prévia, ou seja, já tem anticorpos para a doença. Um outro atleta, apesar de assintomático, testou positivo para Covid-19, ao teste PCR, e está isolado, precisando adiar sua reintegração ao grupo.

Em Maracanaú, atletas do Leão passaram por procedimento semelhante Foto: fortaleza
Legenda: Antes do retorno aos treinos, ainda em junho, atletas do Fortaleza passaram por testagens de Covid-19
Foto: Fortaleza/Divulgação

Este já foi avaliado por médico especialista e segue sendo acompanhado pelo Departamento Médico do clube. Além do grupo de jogadores, o Fortaleza testou também funcionários e membros da comissão técnica. Entre eles, três testaram positivo para Covid-19 e outros sete já apresentaram anticorpos.

Novos testes

Tanto Ceará quanto Fortaleza deverão realizar, em breve, novos exames em todos os jogadores, membros de comissões técnicas e funcionários. Os protocolos dos clubes preveem monitoramento de sintomas e acompanhamento viral constante de todas as pessoas que fazem parte das atividades dos clubes no dia a dia.

Debate Médico

Hoje, os chefes dos departamentos médicos de Ceará e Fortaleza estarão, juntos, no Conexão SVM em Casa, para falar sobre os desafios na volta aos treinos e detalhar ainda mais os procedimentos nesta retomada. O debate será transmitido pelo YouTube, Instagram e Facebook do Diário do Nordeste, a partir de 16h45min.