Após treinar nos EUA, Vittoria Lopes está em Portugal para competir

Triatleta cearense passou seis meses em treinamento, aprimorando suas técnicas no triatlo e avança para uma nova fase: a chegada na Europa com o Time Brasil, onde disputará competições a partir de setembro

Legenda: Vittoria treinou por seis meses nos Estados Unidos durante a pandemia do novo coronavírus, adaptou treinamentos e agora está em Portugal para nova etapa
Foto: FOTO: @RODPIX/RODRIGO EICHLER

A pandemia do novo coronavírus mudou a rotina dos atletas de alto rendimento, que precisaram se adaptar à nova realidade. Com a Olimpíada de Tóquio adiada para 2021, sem competições por meses e precisando criar uma nova rotina de treinos, a força mental e a resiliência precisavam ser fortes aliados para superar o momento. E a triatleta cearense Vittoria Lopes, classificada para os Jogos pelo ranking olímpico da modalidade, apesar de nova, com apenas 23 anos, teve maturidade de veterana para abrir seus horizontes durante a quarentena, ocupando o tempo que teria com competições com treinos para crescer como atleta.

Ela treinou seis meses nos Estados Unidos concentrando seus esforços em aprimorar suas técnicas na modalidade, nos aspectos que mais precisava, visando a Olimpíada. Agora, parte para uma nova fase de sua preparação, a chegada a Portugal para se juntar ao Time Brasil, com apoio do COB, para alguns meses de treinamento na Europa, onde disputará competições a partir de setembro, visando a preparação para Tóquio.

Por ter vindo da natação - sua mãe Hedla Lopes foi nadadora profissional - Vittoria sempre se destaca nesta parte do triatlo, saindo da água na frente ou brigando pelas primeiras colocações. Contudo, ela ainda está aprimorando sua performance no ciclismo e na corrida.

"Consegui um tempo maior para treinar. Normalmente não teria este tempo pois estaria competindo, e consegui jogar nos meus pontos fracos para que eles fiquem fortes, principalmente na corrida. Por um lado treinar mais é bom, pois consegui correr mais, tenho tempo para fazer isso", disse ela.

Sobre sua rotina de treinos nos Estados Unidos, Vittoria afirma que teve protocolos interessantes. "Eu tive um período muito importante de treino nos Estados Unidos. Realmente, em Boulder, as condições são ideais, por conta da altitude. Quando a gente chega no nível do mar, parece até que as coisas ficam fáceis. Então foi muito importante para o meu crescimento e por estar junto com o meu técnico".

Embora admita que teve muita ansiedade por seis meses pela a volta das competições, a cearense acredita que o foco no processo de treinos ajudou, com apoio da psicóloga. "Fiquei muito ansiosa, às vezes, mas tiveram dias que eu estava super tranquila, focada no treino. O que falava com minha psicóloga era em ficar focada no processo, porque se a gente ficar preocupada com o que vai acontecer, a gente não toma boas decisões, não toma decisões sábias".

Nova etapa

Agora em Portugal, ela espera finalmente competir e tornar sua preparação mais próxima da ideal.

"Agora entro em uma nova fase de treino, que também vai ser importante. Cheguei esta semana aqui em Portugal, onde me junto ao Time Brasil, nessa missão de se preparar com toda estrutura oferecida pelo COB. Então vou seguir focada na minha evolução e de olho nas competições europeias que devem rolar agora no segundo semestre de 2020, e estou super ansiosa para voltar a competir, ganhar ritmo de novo e tentar voltar a nossa rotina vivendo essa adrenalina", disse ela.

Embora já esteja na Europa e próxima de iniciar os treinos Vittoria destaca que ainda é preciso muito cuidado e ações preventivas contra o novo coronavírus. "Claro que tudo está diferente, o coronavírus ainda existe, a gente está fazendo de tudo para se prevenir, então vai ser bacana ir descobrindo na prática como vai ser essa nova realidade".


Assuntos Relacionados