Após queda no Estadual, Floresta renasce com acesso nacional

Em ascensão no futebol cearense, Verdão da Vila se reinventa em uma temporada com rebaixamento e pandemia com acesso para a Série C do Brasileiro. Clube está no futebol profissional há apenas sete temporadas

Legenda: O Floresta reformulou o grupo para a Série D após cair no estadual e conseguiu um acesso histórico
Foto: Ronaldo Oliveira / Floresta EC

Esta é apenas a sexta temporada do Floresta como equipe profissional e o clube já fez história no futebol cearense e, porque não, brasileiro. Embora tenha sido fundado em 1954, o Verdão era um clube de categorias de base e não disputou os campeonatos profissionais até 2015, quando foi comprado por um empresário, iniciando trajetória de ascensão, chegando a sua maior glória, ao conquistar o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

O clube começa a decidir a Série D, no sábado (30), às 16 horas, contra o Mirassol, em dois jogos, sendo o primeiro na Arena Castelão, e o segundo, no dia 6 de fevereiro, no interior paulista.

O clube acumula, desde 2015, dois acessos no futebol cearense (2015 e 2017), um título da Taça Fares Lopes (2017) e da Taça dos Campeões Cearenses (2018), participação na Copa do Brasil e Série D, além de boas campanhas no Campeonato Cearense (4º em 2018 e 3º em 2019).

Legenda: O Floresta foi campeão da Fares Lopes de 2017 em cima do Fortaleza
Foto: JL ROSA

Entre os títulos, dois estão diante dos dois maiores clubes do Estado: Fortaleza e Ceará. A Taça Fares Lopes, vencida em 2017 foi em cima do Leão, garantindo vaga na Copa do Brasil após um empate em 1 a 1 no Castelão.

No ano seguinte, o Verdão superou o Ceará na Taça dos Campeões ao vencer por 3 a 1 no Presidente Vargas.

Legenda: O Floresta venceu o Ceará por 3 a 1 pela Taça dos Campeões Cearenses de 2018 e ficou com a taça
Foto: KID JUNIOR

Mentalidade

A clube teve sua ascensão quase interrompida com um rebaixamento no Estadual de 2020, após campanha desastrosa. Mas o rumo foi corrigido ao longo da atípica temporada com pandemia e um novo elenco foi formado com a chegada do técnico Leston Júnior.

“O 2020 foi atípico, muitas dores no Brasil e no mundo, e o Floresta vivenciou dores com um rebaixamento no Cearense. E se não conseguíssemos acesso, não teríamos calendário para 2021”, disse Leanderson, que foi jogador do Floresta e hoje integra a comissão técnica.

Para ele, o segredo foi montar um grupo de mentalidade vencedora. “Cheguei no finalzinho do Cearense, para os jogos finais, e a mentalidade do grupo daquele momento não era vencedora. Jogadores se apegavam muito à vaidade. Diferente do grupo que se formou para a Série D, mais experiente, focado. A vaidade do primeiro grupo não existiu e sim a unidade de todos os jogadores. Este grupo conseguiu o objetivo e pode muito mais ainda”, declarou.

Projeto

O gerente de futebol Fred Gomes, explicou a mudança que se deu no Floresta para dar o salto na Série D após o rebaixamento no Estadual.

"O nosso merecimento não é apenas de uma pessoa. É de todo que fazem o Floresta. Do presidente, que há seis anos atrás tornou este clube profissional e faz história no futebol brasileiro, estamos entre os 60, e agora um finalista de uma competição nacional. O mérito é da direção, dos atletas, do quadro de funcionários e todo que a acreditaram no nosso projeto. Após um insucesso no início da temporada com um rebaixamento para 2ª divisão do Campeonato Cearense, nós conseguimos nos reiventar, revazer tudo, aquilo que tínhamos em mente e alcançamos. A pandemia parou o mundo por 4 meses, e quando tivemos o direito de trabalhar, fomos degrau a degrau, e graças a Deus alcançamos o objetivo final que era o acesso. E agora é colher a cereja do bolo".  

Legenda: O técnico Leston Júnior levou o Verdão ao acesso para a Série C
Foto: KID JUNIOR

O técnico Leston Júnior, que renovou ontem seu contrato para a temporada 2021, diz-se orgulhoso do trabalho.
"A gente só consegue dimensionar isso, mesmo eu que já tive uma conquista dessa, com o passar dos dias. O sentimento é de um orgulho muito grande, e o acesso é a consagração desse trabalho, trabalho feito com muitas mãos. Eu não conseguiria sonhar algo tão perfeito. Vemos Fortaleza e Ceará na Primeira Divisão, representando bem o Estado. Ainda estamos longe da elite, mas podemos dizer que também somos motivo de orgulho aos cearenses. Com certeza, todos eles estão muito felizes com o que alcançamos nesta temporada tão difícil", disse Leston.

Confira as campanhas do Floresta: 2015-2020

2015

Série C – vice-campeão e acesso

2016
Série B – 4º lugar
Fares Lopes – 4º lugar

2017
Série B – vice-campeão e acesso
Fares Lopes – campeão

2018
Cearense – 4º lugar (semifinalista)
Fares Lopes – 7º lugar
Copa do Brasil – eliminado na primeira fase

2019
Cearense – 3º lugar (semifinalista)
Série D - 8º Lugar
Fares Lopes – Semifinalista

2020
Cearense – 9º lugar (rebaixado)
Série D - Disputa a final (conquistou o acesso)
Fares Lopes - Semifinalista