Análise: Leão muda estratégia, faz bom jogo, mas perde para o Flamengo

Tricolor joga nos contra-ataques contra o Fla, no Maracanã, sendo perigoso em lances agudos de Osvaldo. Esteve perto de somar um ponto, mas acabou castigado no fim da partida, sofrendo um gol aos 42 minutos do 2º tempo

Legenda: O Leão fez uma partida segura dentro de sua proposta e por pouco não saiu com um empate
Foto: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

O Fortaleza se reinventou para enfrentar o favorito Flamengo ontem, no Maracanã, e por pouco não saiu com um bom resultado diante do atual campeão brasileiro, em jogo pela 8ª rodada da Série A. 

Com uma boa atuação dentro de sua proposta de jogo, mais reativa, o Tricolor arrancava um empate até os 42 minutos do 2º tempo, mas uma falha de marcação permitiu que o Flamengo vencesse o jogo por 2 a 1.

Foi um castigo ao time do técnico Rogério Ceni, que fez uma partida segura, teve bons momentos ofensivos, mas não segurou um empate que seria um bom resultado pelo quilate do adversário. 

É uma derrota que não deixa cicatrizes, mas se não fortalece, pois o resultado não veio, mas que mostra que o Fortaleza pode apresentar variações táticas e jogar bem, dúvida que se tinha após o último Clássico-Rei, quando teve 73% de posse de bola, mas não criou chances de gol e acabou derrotado pelo Ceará na última quarta-feira.

Para o jogo de ontem, Rogério escalou dois atacantes de velocidade, Osvaldo e Éderson, poupando Wellington Paulista e Romarinho, este último desgastado fisicamente.

A saída de Wellington, o artilheiro e referência, para a entrada de Marlon, foi para fortalecer o mesmo campo e buscar os contra-ataques.
E a estratégia leonina foi bem executada, com o Leão jogando bem em sua proposta.

Mesmo sofrendo um gol aos 6 minutos, com Everton Ribeiro, a equipe não se abalou e manteve o padrão pedido por Rogério Ceni.
Com Osvaldo inspirado e com muito espaço pela esquerda, setor do ofensivo lateral-direito flamenguista Isla, o Leão construiu seu jogo. 

Logo aos 13 minutos, o veloz atacante disparou pela esquerda e foi derrubado por Isla dentro da área, sofrendo pênalti. Na cobrança, Juninho bateu bem e empatou.

O gol deu mais confiança ao Leão, que se defendia bem e continuava assustando, com Osvaldo acertando a trave, e David, em chute forte que Gabriel Batista pegou.

Já o Flamengo, com um grande elenco à disposição, tinha a bola, procurava espaços e também criou chances, ambas com Michael, mas Felipe Alves fez grandes defesas.
Com o empate parcial e atuação segura do Leão, Rogério Ceni pôs Wellington Paulista e Romarinho.

Ouça o FortalezaCast

Ousadia
As mudanças, com dois titulares absolutos em campo, visava buscar a vitória no Maracanã.
Embora mais consistente defensivamente e sem permitir chances claras ao Flamengo, o Tricolor também parou de criar, com o ritmo de jogo caindo muito.

Não era tarefa fácil segurar as investidas de um time que tem Gerson, Arrascaeta, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa, com um repertório vasto de jogadas, mas a defesa tricolor conseguia interceptar as jogadas e manter o Fortaleza no jogo, claramente incomodando o time carioca.

Foi quando o Tricolor de Aço ficou com um jogador a mais aos 37 minutos, após lesão de Pedro Rocha e a impossibilidade de substituí-lo, já que o Fla já tinha feito as 5 alterações. 

Já com Felipe, Fragapane e Mariano Vázquez em campo e um time muito ofensivo, o Fortaleza adiantou suas linhas e buscou a vitória.
Mas uma falha defensiva custou até mesmo o ponto que o Leão conquistava no Maracanã. O lateral-esquerdo Matheusinho recebeu na ponta e cruzou para Gabriel, que estava livre, sem marcação alguma na dentro da grande área, batendo sem defesa para Felipe Alves. 

A partir daí o Flamengo recuou, já que tinha um jogador a menos, mas o Tricolor de Aço não teve forças para buscar o empate. Com o resultado, o Leão chegou a sua segunda derrota seguida na Série A, e se mantém na zona intermediária da tabela com 8 pontos. Na próxima rodada, na quarta-feira (9), às 18 horas, no Castelão, o Leão recebe o Sport, em um confronto direto na luta pela permanência.

Ficha Técnica

Série A do Brasileiro - 8ª rodada
Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
5 de setembro

Flamengo 2
Gabriel Batista, Isla (Matheuzinho), Rodrigo Caio, Gustavo Henrique, Filipe Luís, Willian Arão, Gerson (Diego), Arrascaeta (Pedro Rocha), Everton Ribeiro, Pedro (Gabriel), Michael (Lincoln). Técnico: Domènec Torrent

Fortaleza 1
Felipe Alves, Gabriel Dias, Quintero, Paulão, Carlinhos, Juninho, Ronald (Felipe), Marlon (Romarinho), David
(Mariano Vázquez), Éderson (Wellington Paulista), Osvaldo (Fragapane); Técnico: Rogério Ceni

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP). Gols: Everton Ribeiro e Gabriel (Flamengo) e Juninho (Fortaleza). Cartões Amarelos: Everton Ribeiro (Flamengo) e Carlinhos (Fortaleza).

Veja também