Na Arena Castelão, o Fortaleza empatou com o São Paulo sem gols, nesta quinta-feira (11), pela 5ª rodada da Série A. Em campo, escalações alternativas e duas expulsões no 2º tempo, uma para cada lado: zagueiro Brítez e volante Rodrigo Nestor. Assim, os clubes seguem próximos na tabela.
O Leão chega aos nove pontos e na 6ª posição, mantendo a sequência invicta de 12 jogos: no Brasileirão, bateu Fluminense e Coritiba, e empatou com Corinthians e Internacional. O próximo compromisso cearense é domingo (14), diante do Grêmio, às 16h, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Já o time paulista fica em 7º, com oito pontos. Os comandados de Dorival Júnior também voltam a campo no domingo, quando enfrentam o Corinthians, na Neo Química Arena, às 16h.
Primeiro tempo
O Fortaleza iniciou a partida com time alternativo, como o goleiro Kozlinski e o meia Lucas Crispim. A equipe teve menos posse contra o São Paulo, que também poupou parte dos titulares, mas tentou ser objetivo e levou perigo com arremate de Pikachu e cabeceio de Guilherme no travessão, aos 9.
Do jogo mais morno, os visitantes tentaram atrapalhar a saída de bola leonina e explorar Calleri no pivô. Aos 31, na melhor chegada paulista, o argentino recebeu na área e finalizou cruzado para fora.
Com muita dificuldade criativa, os times apresentaram pouca velocidade nas transições. Aos 49, o Leão teve grande oportunidade com Romero ajeitando para Pikachu que chutou para fora. Na predominância do sistema defensivo, a partida terminou sem gols no 1º tempo da Arena Castelão.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o panorama foi mantido, com uma partida muito truncada no meio-campo. Aos 7, em contra-ataque após roubo de bola, Caio Alexandre chutou para defesa de Rafael, sem rebote.
Para melhorar a produção ofensiva, Vojvoda acionou Thiago Galhardo e Calebe. Aos 16, Calebe arriscou de longe para intervenção do goleiro são-paulino. A estratégia mudou no minuto seguinte, quando Brítez recebeu o 2º amarelo e foi expulso, deixando o Leão com um a menos e acuado.
O São Paulo se lançou ao ataque e teve grande chance aos 21, com Nestor parando em Kozlinski. O detalhe é que o volante também foi expulso, após choque com Titi, e deixou os times com 10 x 10. Em busca de ampliar a posse, Zanocelo e Bruno Pacheco entraram para a reta final da partida.
Aos 33, Calebe recebeu enfiada de Tinga e bateu para defesa de Rafael. Dois minutos depois, Galhardo cabeceou para nova intervenção do arqueiro. Com domínio, o Leão também criou com Pikachu, em chute para fora. A pressão gerou perigo, mas não resultou na mudança do placar.
Fortaleza 0x0 São Paulo: saiba como foi o tempo real
Escalações
- Fortaleza | Kozlinski, Tinga, Emanuel Britez, Titi e Lucas Crispim (Bruno Pacheco); Zé Welison (Zanocelo), Caio Alexandre e Pochettino (Thiago Galhardo); Pikachu, Guilherme (Calebe) e Silvio Romero (Ceballos). Treinador: Juan Pablo Vojvoda.
- São Paulo | Rafael; Raí Ramos (Rafinha), Diego Costa, Alan Franco e Patryck (Caio Paulista); Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Alisson e Wellington Rato (Gabriel Neves); Marcos Paulo (Luciano) e Calleri (Juan). Treinador: Dorival Júnior.
Ficha técnica | Fortaleza 0x0 São Paulo
- Competição: Série A do Brasileiro - 5ª rodada.
- Onde: Arena Castelão, em Fortaleza/CE.
- Quando: 11 de maio, quinta-feira.
- Horário: 20h (de Brasília).
- Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (FIFA).
- VAR: Silbert Faria Sisquim (RJ).
- Cartões amarelos: Brítez e Pikachu (Fortaleza); Raí Ramos, Alisson, Gabriel Neves e Nestor (São Paulo).
- Cartão vermelho: Brítez (Fortaleza) e Nestor (São Paulo).