Fortaleza vence San Lorenzo e encaminha classificação para as Oitavas da Sul-Americana

Leão enfrentou jogo bastante complicado diante da equipe argentina, mas levou a melhor com um gol de pênalti já nos acréscimos

Na noite desta quarta-feira (24), o Fortaleza enfrentou o San Lorenzo, na Arena Castelão, e conquistou uma importante vitória por 3 a 2, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Luján - contra -, Silvio Romero e Yago Pikachu, de pênalti, marcaram para o Leão, enquanto Maroni - duas vezes - descontou para o clube argentino. 

Com o resultado, o Fortaleza segue invicto e na liderança do Grupo H, com 12 pontos ganhos em quatro jogos. O Tricolor agora espera o confronto de amanhã entre Estudiantes de Mérida, da Venezuela, e Palestino, do Chile. Em caso de vitória da equipe venezuelana ou empate, o Leão estará classificado para as Oitavas de Final com duas rodadas de antecedência.

O JOGO 

Fortaleza e San Lorenzo fizeram um jogo extremamente movimentado no Castelão. Tanto que com 15 segundos após o apito inicial, a equipe argentina já promovia a primeira finalização da partida. Bareiro arriscou de fora da área e obrigou o goleiro João Ricardo a fazer a defesa em dois tempos. 

A segunda chance também foi dos argentinos, que se mostravam perigosos. Em cruzamento vindo da direita, a bola passou por toda a extensão da área e chegou em Blandi que finalizou para fora e desperdiçou grande chance de abrir o placar. 

Depois dos dois lances iniciais de perigo, o Fortaleza começou a ir ao ataque e pressionar. Em chance perigosa, Zé Welison saiu na cara do goleiro Batalla e tocou para trás, onde estava Moisés. O atacante Tricolor errou o domínio da bola e perdeu uma oportunidade clara para o Leão.

Mas o gol Tricolor não demorou a sair. Aos 16 minutos, Pochettino cobrou escanteio e Zé Welison desviou na primeira trave para o zagueiro Luján, em disputa com o atacante Silvio Romero, acabar fazendo gol contra.

Entretanto, a comemoração durou pouco. Aos 19 minutos, no ataque seguinte, o San Lorenzo empatou a partida. Elías cruzou da direita e Maroni fez um golaço de voleio, deixando o placar igual novamente. Em um jogo frenético, o Fortaleza voltou a ficar na frente seis minutos depois. Pochettino recebeu de Calebe na direita e tocou para Silvio Romero, no meio da área, finalizar de primeira e desempatar.

Na sequência do gol sofrido, o time argentino se lançou novamente ao ataque e quase empatou dois minutos depois. Em boa troca de passes, Braida finalizou da entrada da área, mas João Ricardo fez uma ótima defesa, afastando o perigo.

Após isso, o Fortaleza controlou o restante da primeira etapa, com Pochettino comandando as ações no meio de campo, mas na última jogada da primeira etapa quase foi castigado com o empate. Nicolas Blandi recebeu na área, girou para cima de Titi, e finalizou à direita de João Ricardo. A bola passou raspando a trave e deu um susto nos tricolores. 

SEGUNDO TEMPO

Na volta para o segundo tempo, o técnico argentino Rubén Insua promoveu duas modificações no San Lorenzo, visando deixar sua equipe mais ofensiva. As alterações do treinador surtiram efeito e o time começou a segunda etapa melhor, dominando os 15 minutos iniciais. 

Aos 10 minutos, após cobrança de falta, Bareiro cabeceou, mas parou em João Ricardo, que fez uma fácil defesa. Só que no lance seguinte veio o gol argentino. No que parecia ser um repeteco do primeiro tento da equipe, Vombergar cruzou da direita e Maroni subiu de cabeça para marcar o seu segundo gol no jogo e empatar a partida. 

O San Lorenzo seguiu em cima e, pouco depois, Leguizamón chegou com perigo no ataque, mas João Ricardo se adiantou para afastar. A bola bateu no ombro do goleiro após ser cabeceada pelo jogador argentino. Na sequência, o mesmo Leguizamón chutou para a defesa do goleiro leonino, que se recuperou no lance. 

A partir daí, o jogo ficou bastante truncando e com as duas equipes alternando no ataque, mas sem grandes chances de gol. Em busca de realmente garantir a vitória, Vojvoda fez todas as cinco alterações que podia, lançando nomes como Hércules, Lucero, Yago Pikachu e Thiago Galhardo no campo. 

As alterações do treinador surtiram efeito e o que parecia se encaminhar para um empate mudou aos 48 minutos. Hércules cruzou na área e a bola bateu na mão de Sánchez. Pênalti indiscutível assinalado. Na cobrança, Yago Pikachu, com muita categoria deslocou o goleiro Batalla e marcou o terceiro gol do Tricolor na partida. Depois disso, imaginava-se que o jogo já tinha acabado, mas é como diz aquele “ditado”: “só acaba quando termina”.

Aos 54 minutos, no último lance da partida, ainda deu tempo de João Ricardo salvar o Fortaleza, após forte cabeceio de Vombergar, e garantir a vitória leonina.

VEJA COMO FOI NA VERDINHA:

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL: