Histórico! Assim é possível definir o feito do Fortaleza na noite desta terça-feira (03), na Arena Castelão. O Leão bateu o Corinthians por 2 a 0 e se tornou o primeiro time do Nordeste a chegar na final da Copa Sul-Americana. Antes disso, o Tricolor já havia assumido o posto de melhor campanha de um representante da região na competição, já que se tornou a primeira equipe a chegar na semifinal do torneio.
O time de Juan Pablo Vojvoda superou mais uma barreira e realizou o que nenhum outro clube no Nordeste fez anteriormente. O feito é gigante, do tamanho da nossa região. Afinal, não é qualquer clube que chega em uma final de competição apenas na sua segunda participação.
SUL-AMERICANA NA ERA MODERNA
Em 2002, a Sul-Americana substituiu a Copa Mercosul e se tornou a segunda maior competição de clubes da América do Sul, ficando atrás apenas da Libertadores. No entanto, foi somente em 2009 que o primeiro clube nordestino disputou a competição, com a presença do Vitória, que chegou às oitavas em participação de estreia. Veja as melhores campanhas abaixo:
Melhores campanhas de nordestinos na Sul-Americana
- 2017 - Sport (quartas, 4ª fase – 8 jogos 3V, 1E e 4D)
- 2018 - Bahia (quartas, 4ª fase – 8 jogos 4V, 1E e 3D)
- 2020 - Bahia (quartas, 4ª fase – 8 jogos; 4V, 1E e 3D)
- 2022 - Ceará (quartas, 4ª fase – 10 jogos; 9V, 0E e 1D)
- 2023 - Fortaleza (final - 12 jogos; 9V, 2E e 1D)
*Pesquisa do jornalista Cássio Zirpoli
CSA FINALISTA DA COPA CONMEBOL
Antes da realização da Copa Sul-Americana, a Copa Conmebol era a segunda competição mais importante do continente. No entanto, o torneio estava "esvaziado" há alguns anos, com clubes participando por indicações, algumas técnicas, de federações locais.
Neste contexto, o Sampaio Corrêa foi semifinalista em 1998. No ano seguinte, o CSA/AL fez o que até hoje é a melhor campanha de um nordestino em uma competição oficial realizada pela Conmebol. A equipe alagoana foi vice-campeã após perder a final de para o Talleres, da Argentina.