Acerto de contas e das horas

Depois de muita expectativa, houve a definição do horário dos jogos dos times cearenses na Série A. No jogo do Leão não mudou: 21 horas na Arena Castelão. Tudo como antes. Correta a decisão. Seria um transtorno ter que jogar em outra praça fora do Ceará, máxime pelo caráter decisivo deste Fortaleza x Bahia. O prejuízo para o Leão seria enorme. Nunca imaginei ver o Fortaleza numa situação periclitante assim. O time é o mesmo das grandes conquistas. Como pode o mesmo elenco cair tanto de produção? Peso dos anos? Mente cansada? Desgaste natural? Mudanças de treinadores? Covid no grupo? Ou todos esses fatores juntos? Chegou o dia. Tudo ou nada. Tudo. O Fortaleza tem de ser mais Fortaleza do que nunca. Fortaleza do passado, do presente e do futuro. Fortaleza de Alcides Santos a Marcelo Paz, de Otoni Diniz a Eduardo Luís Girão, de Sílvio Carlos a Péricles Mulatinho, de José Raimundo Costa a Fernando Silva...Ah se houvesse espaço para citar todos os dirigentes e benfeitores. Fortaleza também de tantos ídolos. De Pedrinho Simões a Felipe Alves, de Zé Paulo a Paulão, de Croinha a Wellington Paulista, de Moésio Gomes a Osvaldo, de Mozart Gomes a todas as gerações.

Conjunto

Hoje é o Fortaleza no seu todo. De estádio superlotado, vazio. Casa cheia, sem ninguém. O imaginário obra milagre. O coro da torcida, vivo, como se ali estivesse, não com o falso efeito sonoro através do enganador serviço de som.

Decisão

Há jogadores afeitos aos grandes desafios. Gente que não treme, não amarela. No atual grupo do Fortaleza, a maioria me parece preparada. Felipe Alves, por exemplo, é um freezer. Conta também a experiência de atletas como Tinga, Osvaldo, Wellington Paulista, David e Romarinho.

Transição

O Ceará, mesmo antes de terminar a Série A nacional, começa o período de transição. O Vozão sem Fabinho, Fernando Sobral e Luís Otávio, todos de férias, é outro time bem diferente na proposta e no estilo. Ótimo para antecipar avaliações sobre o que precisa para 2021.

De risco

Qualquer contratação, independentemente do valor, é uma operação de risco. Eduardo, que está devendo desde que chegou, pode se firmar com a saída de Samuel Xavier. Pelo menos no momento, Clebão ainda é a melhor opção como centroavante. Renovação de Vina é obrigação.