Foto: Divulgação.
Xania Monet tem causado questionamentos sobre o avanço da inteligência artificial no mundo do entretenimento.
Monet ganhou notoriedade a partir de agosto deste ano com o lançamento do álbum ‘Unfolded’, com 24 faixas. Ela soma mais de 150 mil seguidores apenas no Instagram.
A canção ‘How Was I Supposed to Know?’ soma mais de 5 milhões de reproduções e foi parar na Billboard, a principal parada musical do mundo.
A compositora Telisha Jones é quem está por trás da cantora. A poetisa escreve as músicas e reproduz a voz por meio da plataforma generativa Suno. Segundo especialistas na área, Xania reproduz uma mistura de Beyoncé com Alicia Keys.
A chegada de Monet à música se soma ao caso da atriz Tilly Norwood, também criada por IA. Em nota, o Sindicato dos Atores dos EUA afirmou que Tilly “não é uma atriz”.
O Escritório de Direitos Autorais dos EUA afirma que a plataforma Suno não pode ser responsabilizada e que concede proteção legal por obras criadas por humanos - no caso Telisha, a compositora.
Com o rápido crescimento, principalmente no Tik Tok, uma guerra de lances entre gravadoras começou pelo contrato com Xania Monet. A Hallwood Media acabou pagando U$ 3 milhões (R$ 15 milhões) para ter a cantora em seu casting.
A cantora Kehlani foi a primeira a se pronunciar após o anúncio da contratação, afirmando que “nada e ninguém neste mundo jamais conseguirá justificar a IA para mim".
Confira outros conteúdos de Zoeira