Foi durante uma conversa na cozinha do Big Brother Brasil (BBB) 22, na noite de sábado (12), que Tiago Abravanel explicou à Pedro Scooby que o verdadeiro nome de seu avô não é Silvio Santos. Na conversa, ainda detalhou que o dono do SBT se chama Senor Abravanel.
Essa descoberta de Pedro Scooby também causou repercussão nas redes sociais e o termo "Senor Abravanel" foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter.
O dono do SBT decidiu por um nome artístico ainda muito jovem. Isso porque sua mãe tinha dificuldade em pronunciar "Senor" e o chamava de Silvio.
Quando, então, começou sua carreira na rádio, decidiu trocar o sobrenome para participar de um programa de calouros. Como já tinha usado o sobrenome "Abravanel", saberiam que ele já tinha tentado anteriormente e não o ouviriam, por isso, decidiu por "Santos" e não mudou mais.
CONVERSA NA COZINHA
Na conversa entre Tiago e Scooby, o surfista perguntou: “O nome dele é Silvio Santos Abravanel ou Silvio Abravanel Santos?”. Em resposta, o neto do apresentador detalhou que não era nenhum dos dois. "Ele não chama Silvio e nem Santos. É nome artístico”.
“E Abravanel?”, questionou Scooby. “Abravanel sim. O nome dele é Senor Abravanel”. Em choque, Paulo André chegou a perguntar se todo mundo sabia da informação. “Sim. Quer dizer, muita gente não sabe, mas ele não esconde”, concluiu Tiago.
ORIGEM DO NOME
Em programa nos anos 1980, o apresentador já havia expicado a origem do nome Senor na TV. Após ser questionado por uma ouvinte, Silvio explicou ser descendente de Dom Isaac Abravanel, judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15.
"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram 'você fica e o povo judeu vai'. Ele disse, 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'".
"Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel'", acrescentou.